segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Reformulação do portal aproxima ainda mais ALMG do cidadão

Agostinho Patrus destaca formato mais eficiente e transparente do novo portalTV

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), destacou a importância do novo portal, que entrou no ar nesta segunda-feira (7/11/22) e que tem como principal objetivo facilitar o acesso às informações sobre o trabalho dos deputados e das deputadas, às atividades do Plenário, das comissões e dos eventos institucionais.

Para o deputado, trata-se de mais uma ferramenta de aproximação entre o Legislativo e a população. O amplo banco de dados, a linguagem acessível, e as seções mais intuitivas foram celebradas pelo presidente. “Isso tudo coloca o cidadão ainda mais próximo da rotina de trabalho dos parlamentares, com um formato mais eficiente, transparente e com a credibilidade que sempre caracterizou os meios de Comunicação Social do Legislativo mineiro”, destacou Agostinho.

Conheça abaixo algumas das novas seções e funcionalidades do novo Portal:

Plenário e Comissões

As páginas Plenário e Comissões foram totalmente reformuladas. Agora o usuário, além de ter acesso à agenda do Plenário e das Comissões, encontra também as notícias, vídeos e áudios específicos do tema de cada página.

Projetos de Lei e Leis

As novas páginas Projetos de Lei e Leis estão com um layout mais acessível, facilitando a busca pelo usuário. Na página Projetos de Lei, o usuário tem acesso à busca das proposições em tramitação na Casa, podendo verificar seu conteúdo, as alterações e a situação da tramitação.

Já na página Leis é disponibilizado o acesso a toda a legislação mineira, podendo o cidadão buscar uma lei de seu interesse por tema. Na página, o usuário ainda tem acesso fácil e rápido à Constituição Estadual e ao Regimento Interno da Assembleia.

Sala de imprensa

Na página Sala de imprensa, os jornalistas vão encontrar as informações sobre os espaços físicos na Assembleia destinados ao seu trabalho, além de orientações específicas sobre credenciamento e sobre a circulação e registro de imagens na Casa.

Conteúdos especiais

Outra novidade é página Conteúdos especiais. Nela estão reunidos matérias, vídeos e áudios produzidos pela Agência de Notícias, TV Assembleia e Rádio Assembleia que trazem análise e abordagem mais aprofundada de um determinado tema.

Serviços

Uma das novidades é a seção que reúne os diversos serviços públicos gratuitos oferecidos pela ALMG aos cidadãos, como cursos e atividades de formação política, emissão de carteira de identidade e seguro-desempregoatendimentos ao consumidor, entre outros.

Entenda a Assembleia

Outro destaque do novo portal é a seção Entenda a Assembleia, que explica, por meio de textos e ilustrações, o funcionamento do Poder Legislativo, as funções dos parlamentares, as estruturas física, política e administrativa da ALMG e termos do processo legislativo, entre outros conceitos.

Estrutura política

Mobile first

O novo portal segue o conceito de “mobile first”, direcionado aos dispositivos móveis, para melhorar a experiência do usuário (um site mais limpo, funcional e visualmente agradável) e o ranqueamento nas pesquisas do Google. O carregamento das páginas também foi otimizado, com a abertura gradual de conteúdos, conforme o interesse do usuário.

Dessa forma, com uma comunicação mais inclusiva e plural, os usuários encontram mais rapidamente as informações de seu interesse, em uma linguagem acessível e fácil de ser compreendida, seja pesquisando pelo Google ou navegando no próprio site.

Trabalho é conduzido por servidores

O desenvolvimento do novo portal está sendo conduzido por uma equipe formada exclusivamente por servidores da ALMG.

Esse trabalho envolveu a realização de pesquisas sobre a arquitetura de informação do novo portal e a reescrita de conteúdos. Estatísticas de acesso, pesquisa de satisfação junto aos públicos e estudos com instituições de referência, nacionais e internacionais, também fundamentaram as mudanças.

A reformulação do portal é um dos projetos que compõem o Direcionamento Estratégico da Assembleia, no ciclo 2020-2030.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *