segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Ipatinga parabeniza profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

IPATINGA – Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. As profissões foram criadas através do Decreto-Lei 938, de 13 de outubro de 1969. Mesmo jovens, os ofícios se destacam como instrumentos importantes no atendimento à população, desde a prevenção, passando pelo diagnóstico até a  reabilitação, refletindo-se em melhor qualidade das atenções primárias, secundárias e terciárias em saúde.

Durante o período de pandemia, em especial, esses profissionais tiveram atuação determinante para o êxito no combate à Covid-19, mobilizados na linha de frente dos cuidados com as vítimas da doença. Hoje, esses mesmos profissionais trabalham na reabilitação do pós-Covid dos pacientes.

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira (11) uma homenagem especial às duas categorias, no auditório do Hospital Eliane Martins (HMEM), com apresentação dos músicos da Escola Tenente Osvaldo Machado (TOM), palestras com especialistas da área sobre a assistência desses profissionais no ambiente hospitalar.

A coordenadora e Responsável Técnica pela equipe de Fisioterapia do HMEM, Amanda Scarabelli, define a importância desses profissionais na recuperação dos pacientes. “O fisioterapeuta é o profissional que dá movimento, funcionalidade e reabilita seus pacientes. Melhora a autonomia e independência das pessoas que são tratadas. Já o Terapeuta Ocupacional atua na recuperação e vence barreiras do dia a dia das pessoas por ele assistidas”, destaca.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS

O profissional Fisioterapeuta é aquele responsável pela área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas.

Já o Terapeuta Ocupacional, por sua vez, é o responsável por estudar prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente, buscando garantir o seu bem-estar e independência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *