quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Parque Estadual do Rio Doce abre licitação para concessão de restaurante

REDAÇÃO – O Parque Estadual do Rio Doce, localizado no leste do Estado, está realizando licitação para instalação, exploração e concessão do restaurante e lanchonete da unidade de conservação. As regras para participação seguem determinação de Edital publicado no dia 28 de dezembro de 2021.

O pregão será realizado de forma presencial no dia 12 de janeiro de 2022, na sede do Parque. O endereço é rodovia LMG-760, km 20, na zona rural de Marliéria, na comunidade de Santa Rita, Minas Gerais. A abertura da sessão será às 10 horas. A proposta de maior valor será vencedora.

O Parque Estadual do Rio Doce possui uma das mais completas infraestruturas dentre as unidades de conservação estaduais, com estacionamento, área de camping, alojamentos, mirante, centro de treinamento e trilhas guiadas. A concessão do restaurante e lanchonete, em uma área de 500 metros quadrados de uso público, localizada no interior do Parque, irá proporcionar aos visitantes mais uma opção para aqueles que pretendem passar o dia na área de preservação ambiental.

O Parque é primeira unidade de conservação criada no Estado de Minas Gerais e uma das primeiras do país. Além de ser considerada a maior área contínua de mata atlântica preservada no Estado, detém rica biodiversidade e árvores centenárias e é um dos grandes atrativos turísticos da região.

Os rios Doce e Piracicaba são os principais corpos d’água da região. O principal bioma presente no Parque é a Mata Atlântica, que adentra regiões com florestas altas e estratificadas, sendo possível encontrar o jequitibá, a garapa, o vinhático e a sapucaia. Também abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, tanto da flora quanto da fauna.

As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de instrumento para pesquisas sobre a fauna aquática nativa, com espécies como bagre, cará, lambari, cumbaca, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails Karine.dias@meioambiente.mg.gov.br e idalecia.vilela@meioambiente.mg.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *