segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

No bairro Funcionários, ao lado do Fórum, empresas de telefonia colocam em risco a vida do cidadão

Para ciclistas e motociclistas, principalmente a noite, o risco de acidente é ainda maior (Fotos PCReis/JBN)

TIMÓTEO – É bastante comum o cenário em todos os bairros da cidade, principalmente nas quadras da área central de Timóteo. Olhando para cima, o cidadão leigo não consegue identificar, muitas vezes, onde começa ou onde termina a fiação, qual o tipo de rede e por que há tantos ‘nós’ suspensos. Fato é que muitos pontos são verdadeiros emaranhados e, mais do que contribuir para a poluição visual, quando os cabos se rompem, causam incêndios ou permanecem suspensos em altura mínima, podendo representar risco à população.

No bairro Funcionários, próximo ao Fórum da Comarca de Timóteo, um incêndio em dois postes derreteu um emaranhado de fios, deixando metros e metros de fios pendurados à margem da pista de rolamento, onde o trânsito de pedestres, motociclistas e veículos é intenso.

A fiação sem dono permanece pendurada às margens da pista de rolamento – (Fotos PCReis/JBN)

Como não existe uma legislação especifica para o caso, no momento de um acidente, certamente não será encontrado o responsável pelos fios. Como bem disse um operário que realizava a extensão da rede de sua empresa: “fios são todos iguais e não pertence a ninguém, principalmente quando acontece um acidente. Aqui um corta a fiação do outro e pronto. Lei de quem mantém a manutenção na sua rede”, definiu.

A matéria foi proposta pelo leitor Pedro Quirino, que também espera que a Prefeitura ajude a fiscalizar e notificar empresas quando constatada irregularidades. “Temos visto cada vez mais empresas puxando cabo, sem critério algum. Em todas as partes têm fios pendurados. Minha preocupação não foi a estética e sim a segurança”, disse

O incêndio derreteu a fiação. O que sobrou está na calçada ainda sem dono e oferecendo riscos aos pedestres e condutores de veículos (Foto PCReis/JBN)

Fiscalização

O JBN apurou que a Cemig é a proprietária dos postes, que são alugados para os prestadores de serviço de telefonia, de TV a cabo e internet. Ainda tem empresas que utilizam os postes clandestinamente. A prefeitura por sua vez tem a responsabilidade de efetuar a manutenção da iluminação, como troca de lâmpadas e campanulas. A prefeitura também está responsável para autorizar o serviço de extensão de mais fios nos postes além dos de energia, somente se a empresa apresentar um cadastro na Cemig.

Incêndio em poste no bairro Serenata | Vídeo

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *