quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Ipatinga é finalista do XI Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdetur, informou na última quinta-feira (10), após comunicado feito pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que o município foi classificado como finalista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de Minas Gerais.

A premiação se traduz como um programa de reconhecimento aos prefeitos que implantaram projetos importantes, com resultados comprovados, tendo como objetivo o desenvolvimento dos pequenos negócios ou a modernização da gestão pública.

Nesta edição foram inscritos 209 projetos, provenientes de 153 municípios mineiros. Na primeira etapa de seleção, foram habilitados 176 projetos concebidos em 131 municípios. Agora, na segunda etapa, foram selecionados 32 projetos, sendo quatro concorrentes para cada uma das oito categorias previstas no Prêmio Prefeito Empreendedor.

Ipatinga concorre na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, com o projeto Ipatinga Roteiro Turístico Rural, junto aos  municípios de Paracatu, Taiobeiras e Boa Esperança.

O prefeito Gustavo Nunes destaca que “o Ipatinga Rural Roteiro Turístico surgiu a partir de uma iniciativa do governo tendo como principal parceiro o Sebrae, com a  proposta de incentivar a percepção dos atrativos naturais e culturais da área rural como oportunidade de negócios. A Prefeitura tem apoiado os empreendedores rurais na construção de um roteiro turístico que possa atrair turistas locais e de outras cidades”, frisou.

Para o  vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Allex Espírito Santo,  a seleção do projeto de Ipatinga como finalista evidencia o comprometimento da equipe da Semdetur em promover o turismo rural no município. “A área rural de Ipatinga abrange cerca de 54% do nosso território, embora tenha apenas 1% da população residente. Nossa missão é apoiar os empreendedores rurais na construção de um roteiro turístico que possa aproveitar o potencial dos atrativos locais, gerando emprego e renda, em atividades compatíveis com a preservação ambiental”, enfatizou o secretário.

Nova etapa

A próxima etapa da premiação prevê uma visita técnica de consultores do Sebrae aos municípios selecionados, no intuito de comprovação da veracidade das informações prestadas nos 32 projetos finalistas.

Após essa fase, os projetos serão apreciados e julgados por um comitê. O resultado será anunciado no dia 29 de abril, na sede do Sebrae Minas, com a participação presencial dos 32 finalistas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *