quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Inscrições do edital de restauração florestal na bacia do rio Corrente Grande estão abertas

REDAÇÃO – A Fundação Renova lançou edital na sexta-feira (24) para contratar fornecedores para atuar na restauração florestal de cinco novos lotes na bacia do rio Corrente Grande. No manancial será construída a captação de água da nova adutora de Governador Valadares, obra que está sendo conduzida pela Fundação Renova.

Nesse edital, serão contemplados os municípios Açucena, Divinolândia de Minas, Gonzaga, Guanhães, Sabinópolis, São João Evangelista, Sardoá e Virginópolis, totalizando uma área de quase 4 mil hectares, o que corresponde a 4 mil campos de futebol. O valor destinado poderá chegar a quase R$ 122 milhões.

Há cerca de um mês, a Fundação Renova assumiu o compromisso de destinar cerca de R$ 60 milhões para promover a restauração florestal de 1,7 mil hectares na bacia do rio Corrente. As ações também serão desenvolvidas por fornecedores contratados via edital.

Ao oferecer serviços técnicos, científicos e operacionais, as empresas ou consórcios contratados se tornam responsáveis pela execução das ações estabelecidas pelos Programas de Recuperação de Áreas de Preservação Permanentes e Áreas de Recarga da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Assim como nos demais editais, permanecem no escopo das atividades visitas técnicas para validação de áreas de interesse; estaqueamento e cercamento das unidades de trabalho nas propriedades; implantação dos Projetos Individuais por Propriedade (PIP) de restauração florestal e, quando necessário, de infraestruturas como saneamento rural, barraginhas e dessedentação animal; e a execução, por três anos, de práticas de manutenção da recuperação de APPs e ARHs com o objetivo de atender indicadores ecológicos.

Os editais preveem ações de restauração florestal com plantio de espécies florestais nativas e condução da regeneração natural com objetivo de conservação do solo e água, a fim de aumentar a infiltração de água no solo, ampliar a biodiversidade da região e diminuir os processos erosivos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *