domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, realiza testes rápidos para hepatites B,C e D

TIMÓTEO – Durante o mês de Julho, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo abordou o tema Hepatites Virais nas unidades básicas de saúde. A médica infectologista, Mariana Vasconcelos Costa Araújo, referência técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento e Infecções Sexualmente Transmissíveis falou sobre a importância da prevenção e controle das hepatites em entrevista para as redes sociais da Prefeitura.

“As hepatites virais são doenças infecto-contagiosas que causam inflamação no fígado. Pode ser leve, passar despercebida a vida toda ou pode se manifestar de forma grave e levar à cirrose ou até mesmo a um câncer no fígado”, explicou dra. Mariana.

De acordo com a médica infectologista, “no caso da Hepatite A, ela se comporta como uma infecção intestinal, causada por água ou alimentos contaminados, uma doença muito comum de regiões com problemas de saneamento básico. Existe a vacina contra o tipo A, que faz parte do calendário básico do Programa Nacional de Imunização, por isso é uma doença cada vez menos frequente”, explicou.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Dra. Mariana falou ainda que a doença pode ficar incubada no organismo por longo período ou pode se manifestar dependendo da agressividade do vírus, da imunidade do paciente, pode se apresentar num estágio mais avançado com distenção abdominal, inchaço nas pernas e fraqueza, tom de pele amarelado e até mesmo insuficiência hepática. A transmissão por via parenteral, quando a pessoa é contaminada por agulhas, lâminas, alicate de cutículas, escovas de dente e outros objetos pérfuro-cortantes com sangue, transfusões de sangue, transmissão vertical de mãe para o filho e por relação sexual.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Infecções Sexualmente Transmissíveis de Timóteo (CTA/IST) oferece testes rápidos para detecção das hepatites B,C e D sem a necessidade de agendamento prévio. O atendimento é realizado no prédio do Centro de Saúde João Otávio, localizado à Avenida 20, nº 136, 2º andar, bairro Olaria. O telefone para contato é o (31) 3847-8555 / 3847-8556.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *