terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesSaúde

Campanha Abril Verde: Segue em Timóteo a Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

TIMÓTEO –  Em Timóteo, a programação especial do Mês da Saúde prossegue nesta terça-feira, 26, com ações alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que serão realizadas em todas as unidades básicas de saúde do município. Denominada de Abril Verde, a campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida e integra as comemorações do 58º aniversário da cidade.

As unidades estão organizando dias especiais para atendimento aos grupos de hipertensos, para que todos  possam passar por consulta com médico ou enfermeiro para ajustes necessários quando a seu tratamento e acompanhamento da pressão diante de sua atual condição saúde.

Também chamada de pressão alta, a hipertensão arterial é o aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Considerada uma doença silenciosa, a hipertensão pode ser detectada com exames. Entre os sintomas mais comuns, dor de cabeça, falta de ar, visão borrada, zumbido no ouvido. Hábitos saudáveis como boa alimentação, fim do sedentarismo  e prática de atividades físicas contribuem para a prevenção da doença.

Programação

Este ano, o tema adotado foi “Juntos pela Qualidade de Vida – Prevenir é o Melhor Remédio” e contempla questões como saúde do trabalhador, autismo, Parkinson, alcoolismo, atividade física e alimentação saudável.  A programação do mês de Abril iniciou com a celebração dos dias Mundial da Atividade Física e Mundial da Saúde, respectivamente, nos dias 6 e 7 de Abril.

Um dos pontos de destaque da programação é o Movimento Timóteo Vacinada com a disponibilização de uma equipe de vacinação num veículo, o Vacina Móvel, percorrendo pontos da cidade. Na segunda-feira (25), foi realizada uma blitz educativa junto aos funcionários da Aperam e Emalto visando maior conscientização sobre saúde do Trabalhador.

As redes sociais da Prefeitura de Timóteo voltam a mobilizar a comunidade para a campanha Abril Verde com a live sobre Segurança e Saúde do Trabalhador no dia 28, às 12h. Encerrando a programação do Mês da Saúde, haverá um workshop sobre Saúde e Qualidade de Vida na Praça 29 de Abril, às 19h, também no dia 28 dentro das comemorações do aniversário da cidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *