domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaques

Belo Horizonte recebe a 23ª Parada do Orgulho LGBT

Milhares de pessoas se reuniram na praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, neste domingo (6), para a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. No dia 12 de dezembro deste ano, dia do aniversário de Belo Horizonte, a prefeitura vai inaugurar uma casa de acolhida para a comunidade LGBTQIA+.

BELO HORIZONTE – A Prefeitura de Belo Horizonte é co-organizadora da 23ª Parada do Orgulho LGBT da cidade. O evento, realizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais – CELLOS/MG, aconteceu neste domingo (6). O município participou com reforço das operações de cidadania, saúde, trânsito, limpeza, fiscalização e segurança, além do apoio institucional da Belotur. Foram milhares de participantes.

O início da concentração do evento se deu às 11h, na Praça da Estação, região central. Na programação, shows de artistas locais e manifestações políticas e institucionais de aliados da comunidade LGBTQIA+. Na parte da tarde três trios elétricos fizeram o percurso em direção à Praça Raul Soares, no Barro Preto.

O subsecretário de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alves, reafirma o compromisso do município no apoio à Parada LGBT, considerando que eventos como este buscam garantir direitos desta população.

“A Belotur é, mais uma vez, parceira da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, trazendo toda a sua expertise na realização de grandes eventos da cidade. Neste ano, a empresa municipal trabalhou prestando uma consultoria para a organização e operação do evento, além de apoiá-lo institucionalmente. Nós entendemos que a Parada é uma manifestação muito importante para o incremento do turismo LGBT na cidade. Por isso, a Belotur realiza, também, uma pesquisa para traçar o perfil dos participantes e auxiliar na melhoria das edições futuras”, afirma Nathália Coelho, gerente de Produção da Diretoria de Eventos da Belotur.

Políticas públicas para a população LGBT

A Diretoria de Políticas para a População LGBT da PBH está ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e é responsável por planejar e monitorar a implementação de programas, serviços e ações afirmativas que visem à promoção e defesa dos direitos da população LGBT, a superação das desigualdades e a eliminação da violência e discriminação.

O atendimento especializado à população LGBT+ é realizado no Centro de Referência LGBT, que fica na rua Curitiba – 481, no Centro da capital mineira, e tem como objetivo acolher, contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos e da cidadania desta população, por meio de ações de enfrentamento da violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Assim, busca fortalecer individual e coletivamente com ações de orientação, defesa, promoção dos direitos humanos e cidadania, mitigação de vulnerabilidades e enfrentamento de violências LGBTfóbicas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *