domingo, abril 28, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Bairro Eldorado tem novo Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis

TIMÓTEO – A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo inaugurou o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro Eldorado no último dia 10 de junho. Marcaram presença no lançamento do PEV Tecnológico, o professor Flávio Barony e o diretor do CEFET Campus de Timóteo, Erick Brizon, a subsecretária de Meio Ambiente Lucília Moraes, a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sandra Dornelas do Carmo, secretário de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade Sérgio Martins Cruz, alunos da Escola Virgínia de Souza Reis e membros da Associação de Moradores do Bairro Eldorado. A ação fez parte do calendário de atividades da Semana do meio Ambiente.

O secretário de Obras, Sérgio Martins Cruz,  chamou a atenção para a gestão de resíduos que absorve boa parte dos recursos do município. “A coleta seletiva favorece a gestão porque reduz sensivelmente a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário. Além disso, proporciona emprego e renda para as famílias cadastradas na ASCATI”, disse o secretário.

O diretor do CEFET/MG Campus de Timóteo, Erick Brizon, falou da “satisfação de participar deste projeto de extensão que foi apresentado ao Ministério Público, o qual liberou o recurso e foi executado pela Prefeitura. Esta é uma ação ambiental de redução de resíduos sólidos que serão destinados à ASCATI. O objetivo é estreitar o nosso vínculo com a sociedade de Timóteo e do Vale do Aço”, pontuou Brizon.

De acordo com o professor Flávio Barony, “o modelo implantado apresenta a vantagem de ter custo reduzido, é direcionado a quem trabalha com a coleta de resíduos, comporta uma pessoa adulta em seu interior e permite boa visualização do conteúdo”. Idealizado pelo CEFET Campus de Timóteo, o PEV possui como diferencial, um sensor que emite um e-mail para a ASCATI, comunicando quando este atinge lotação máxima. “Atualmente, um dos entraves ao aumento da coleta de recicláveis é o alto custo dos combustíveis. O PEV Tecnológico otimiza a coleta”, explicou Barony.

A diretora de Escola Virgínia de Souza Reis, Heloísa Soares Silva Drumond, acompanhou os alunos na inauguração do PEV do bairro Eldorado e solicitou que a coleta fosse realizada na Escola. “Aproveito o momento para pedir um container da ASCATI para nossa escola. O nosso espaço é pequeno mas arrecadamos muito material seco. Há anos desenvolvemos projetos sobre o Meio Ambiente envolvendo recicláveis”, contou a diretora.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *