domingo, abril 28, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

IEPHA-MG reconhece modo de fazer do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural

MACHADO – Uma conquista importante para a tradição machadense. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG avaliou o relatório e o dossiê de registro do modo de fazer do pastel de fubá de Machado atestando a iniciativa e reconhecendo o saber cultural e gastronômico como patrimônio cultural no âmbito do programa ICMS Cultural.

Após o trabalho de mais de 1 ano, cadastros, pesquisas, produção de um dossiê com 146 páginas e pautado nas deliberações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do decreto 7.175/2021 assinado pelo prefeito Maycon Willian da Silva, o trabalho foi encaminhado em janeiro para avaliação do IEPHA-MG e recebeu pontuação máxima.

“O registro do pastel de fubá de Machado como patrimônio cultural além de aumentar nossa pontuação no ICMS Cultural nos ofertará mais recursos do governo estadual para proteção desta iguaria e valorização da mesma nos aspectos históricos, culturais, turísticos e gastronômicos”, relatou João Alexandre Moura, secretário municipal de Cultura e Turismo de Machado.

O dossiê produzido pela PREFEITURA DE MACHADO em sua Secretaria de Cultura e Turismo  pode ser acessado no link: https://drive.google.com/file/d/1uMSzRMNGJN0hov-3xf57HK8gqI1BPpA/view?usp=sharing

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *