sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Congado São Sebastião de Timóteo participa da grande festa em São Domingos das Dores

A festa em São domingos das Dores contou com a presença de doze grupos de congado. 

SÃO DOMINGOS DAS DORES – São Domingos das Dores, cidade do Leste de Minas, distante 45 quilômetros de Caratinga, promoveu no domingo (26/6) a grande Festa Congadeira, com a coroação de reis festeiros da 1ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, Margarida Maria da Cruz Trindade, e o rei Paulo Lúcio de Souza. A festa promoveu o registro da Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito de São Domingos das Dores.

A coroação dos reis festeiros 2023 foi conduzida pelo pároco José Raul dos Santos, na Paróquia Nossa Senhora das Dores. A nova rainha é Margarida Maria da Cruz Trindade. O novo rei é Paulo Lúcio de Souza.

A presidente do Congado São Sebastião de Timóteo, Elizabeth Pinheiro, com a rainha do Rosário – Margarida Maria da Cruz Trindade, e o rei Paulo Lúcio de Souza.

O Grupo de Congado São Sebastião de Timóteo, participou como convidado das comemorações do Primeiro Reinado em Honra à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia na cidade de São Domingos das Dores (MG).

A presidente e rainha do Congado São Sebastião, Elizabeth Pinheiro, apontou a participação de congadeiros de diversas regiões e a belíssima receptividade da comunidade festeira cidade de São Domingos das Dores. A rainha do Congado São Sebastião também destacou a importância do Congado no meio religioso.

Para Elizabeth Pinheiro, essa presença | participação | dos congadeiros nas datas festivas vem ganhando força nos movimentos da igreja católica. “Isso faz muito bem para as novas lideranças da nossa cultura. Agradeço ao convite para participar desta linda festa. A nossa presença nestes eventos tem sido fundamental para que possamos trocar experiência e ainda, oferecer aos grupos folclóricos de Minas Gerais a nossa expertise na elaboração de projetos e regularização de documentos”, pontuou Beth Pinheiro.

SÃO DOMINGOS DAS DORES

São Domingos das Dores foi elevado a distrito pela Lei estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, dentro do município de Inhapim. O município foi oficialmente instalado a 1 de janeiro de 1997. A paróquia Nossa Senhora das Dores foi criada dia 1 de janeiro de 1998.

População5.658 (2020)
Densidade113,5 hab./km²
IDH (PNUD/2000)0,723 — alto
PIB (IBGE/2008)R$ 34 676,481 mil

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *