quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoEdital

ArcelorMittal patrocina restauração de obras públicas de Amilcar de Castro

Escultura localizada na Praça Alaska em Belo Horizonte receberá manutenção. A Praça  fica ao final da Avenida Bandeirantes

REDAÇÃO – A ArcelorMittal, líder de aço no Brasil e no mundo, é patrocinadora do Projeto de Conservação e Restauração das Obras Públicas de Amilcar de Castro. O investimento, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, promoverá restauros e manutenção de nove obras do artista localizadas em Belo Horizonte. São grandes esculturas produzidas a partir de chapas e placas de aço e que são exemplares do movimento artístico “construtivista”, do qual Amilcar de Castro foi o maior expoente.

“A ArcelorMittal tem orgulho de estar com o Instituto Amilcar de Castro (IAC), espaço dedicado a preservar as obras do acervo desse artista mineiro que ganhou projeção internacional. E acontece em linha com nossa história centenária de valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro e com nossos recursos investidos em ações sociais, via Fundação ArcelorMittal. Em 2021, alcançamos o recorde anual de mais de R$ 120 mi, entre recursos próprios e incentivados, destinados a iniciativas voltadas para educação, cultura, esporte e filantropia corporativa. Com isso, a companhia se posiciona novamente como a maior incentivadora em Minas Gerais do esporte e, a partir de agora, também da cultura, por meio das leis estaduais de incentivo”, destaca Paula Harraca, diretora do Futuro e presidente da Fundação ArcelorMittal.

O projeto de Conservação e Restauração das Obras Públicas de Amilcar de Castro busca dar visibilidade ao patrimônio do artista exposto em espaços públicos de Belo Horizonte e sensibilizar, valorizar e conscientizar sobre a importância da preservação do mesmo.

Instituto Amilcar de Castro: 

“A parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Amilcar de Castro torna possível a realização de um belíssimo presente para a cidade, contribuindo com a arte e a cultura e, principalmente, promovendo consciência cultural e social sobre a relação da população com a cidade e sobre o direito humano a usufruir do espaço urbano”, explica Ana de Castro, Presidente do Instituto Amilcar de Castro.

“A preservação das obras públicas propiciada por este projeto inscreve-se em uma longa história de integração da arte aos espaços público, desde a Grécia antiga, e deixa um legado para os cidadãos do presente e do futuro, valorizando a identidade e a qualidade de vida na comunidade”, completa Ana.

Seleção das obras e trabalho

As nove obras foram selecionadas com base em estudos preliminares realizados pela equipe do projeto que identificaram aquelas que  apresentam necessidade de manutenção preventiva e restauro. Como responsável por todo o processo está o arquiteto especializado Allen Roscoe, que detém a expertise de manuseio das peças de Amilcar de Castro. Roscoe foi assistente do próprio Amilcar e, além de ter trabalhado de perto com o artista,  possui a guarda dos desenhos técnicos das esculturas. Confira as obras que serão restauradas com o patrocínio da produtora de aço e sua localização em Belo Horizonte:

–        Sem título, 1970 – Obra instalada na Praça Alaska, no bairro Sion;

–        Sem título, 1980 – Obra no Parque de Exposições da Gameleira;

–        Sem título,1988 – Obra instalada na praça Carlos Chagas em frente à Assembleia Legislativa;

–        Sem título, 1997 – Obra instalada nos jardins da Câmara Municipal;

–        Sem título, 1997 – Obra instalada nos jardins do Museu de Arte da Pampulha;

–        Sem título, 1977 – Obra instalada no jardim do Ministério Público;

–        Sem título, 2000 – Obra instalada nos jardins da Escola Professor Hilton Rocha;

–        Sem título, 2001 – Obra instalada nos jardins da Infraero;

–        Sem título, 1997 – Obra instalada em prédio da Universidade Pitágoras.

Sobre o artista Amilcar de Castro: Dobrar, cortar, criar sobre uma chapa de aço. Tornar leve e iluminado um material pesado. Transformar o metal em beleza. Assim foi a carreira do escultor, pintor e designer Amilcar de Castro (1920-2002), mineiro de Paraisópolis, considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira. Acesse o site do Instituto Amilcar de Castro.

Sobre a ArcelorMittal

Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para um mundo melhor. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de escritórios de representação e comercialização distribuídos em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais aqui.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *