quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Secretaria promove qualificações com foco no IDEB em busca de avanços na educação de Fabriciano

FABRICIANO –  Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, está de olho nos resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), como comprovação da melhoria da educação na cidade. O plano é identificar as deficiências e melhorias apresentadas na última edição do índice e estabelecer um novo crescimento. Na última avaliação, realizada em 2019 e divulgada em 2020, ultrapassamos a meta do município para os 5º e 9º no ensino fundamental, graças ao melhor desempenho apresentado pelas escolas.

Dentre as várias estratégias para este ano, estamos, neste momento, realizando as capacitações que abrangem educadores do Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) e da Educação Infantil (1º e 2º períodos).  Nos encontros, são analisados os resultados de 2011 a 2019, e a partir dos dados, faz-se um estudo minucioso do nível das escolas, uma por uma, considerando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Em tempos de pandemia e adotando os devidos cuidados ditados pelos protocolos sanitários, já passaram pela qualificação as escolas Maria da Conceição Ataíde, Argeu Brandão, Joaquim de Ávila Neto, Maria da Penha Lima, Otávio Cupertino dos Reis, Vereador Nicanor Ataíde, Paulo Franklin e Raimunda Coura. Ainda serão visitadas as escolas Maria das Graças Ferreira, Boa Vista, Said Albeny, Dom Lelis Lara e Zé de Alencar.

 “É uma oportunidade de discutir a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em todos os anos e em todos os componentes curriculares. Trabalhamos as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em cada etapa e traçamos estratégias para desenvolver as competências necessárias para o sucesso acadêmico dos nossos alunos”, afirma Neuza Viana, Gerente Pedagógica.

Os testes do SAEB são aplicados a cada dois anos e os resultados refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Desde 2017, a Secretaria de Governança Educacional implantou um trabalho em Coronel Fabriciano com vistas a melhorar a posição das escolas da rede municipal no IDEB. Ao mudar as práticas pedagógicas, o município implantou um novo modo de ensinar. Os resultados começaram a aparecer de imediato com a melhoria do ensino em todos os níveis, comprovada por meio de avaliações interna e externa realizadas em toda a rede.

Além da abordagem pedagógica, o município investe em qualificação contínua e promove ações de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem em cada unidade escolar.

O secretário Carlos Alberto Serra Negra informou que faz parte do Plano de Governo de 2021 a 2024 ações na qualificação de pessoal, o que ja vinha sendo feito.  A previsão é de oferecer aos educadores capacitações contínuas por meios presencial e/ou virtual.

 “Planejamos o maior investimento de todos os tempos em qualificação. Não mediremos esforços para que nossa educação continue avançando”, disse Serra Negra. Além da equipe pedagógica da secretaria, o município conta com a estrutura do Sistema Aprende Brasil.

Serra Negra conclama a comunidade escolar a abraçar os projetos. “Somos todos responsáveis pela melhoria da qualidade da educação. Por isso, buscamos esse crescimento conjunto e sabemos que vamos colher muitos frutos. Já melhoramos o IDEB, mas temos certeza que podemos mais”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *