sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

UPA de Timóteo recebe visita de Técnicos da Saúde Estadual no domingo durante a superlotação

Após constatar as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde da região, Estado anuncia doação de 10 respiradores para Timóteo

TIMÓTEO – Visita de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde ocorreu no domingo, dia 21, durante superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro

As unidades que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 em Timóteo receberam no domingo (21) a visita técnica de representantes do governo de Minas Gerais para avaliar a estrutura e capacidade de atendimento na região. A presença dos técnicos em Timóteo ocorreu a partir de uma solicitação do prefeito Douglas Willkys nessa fase de agravamento da pandemia em todo o Vale do Aço.

“Entendemos a necessidade de ampliar os leitos e reorganizar o fluxo de atendimento visando reforçar a atuação no enfrentamento ao coronavírus. A UPA está sobrecarregada. Desse momento em diante precisamos de um suporte ainda maior do Estado e das demais instituições que podem prestar o serviço hospitalar a quem realmente está necessitando”, afirmou Douglas Willkys. O prefeito acrescentou que embora a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro tenha chegado ao seu limite no último fim de semana, sem essa unidade muitos pacientes ficariam desassistidos.

Adriana Vilella, que é assessora especial da Secretaria de Estado de Saúde, explicou que a equipe passou pelas unidades que atendem pacientes com Covid-19 para avaliar a situação e discutir em conjunto um “redesenho da rede assistencial à saúde exclusivamente para este momento”.  O assessor especial de Governo na Saúde, Ibiraty Martins, completou afirmando que a ideia é melhorar a capacidade de atendimento em uma iniciativa que envolva Municípios, Estado e União.

A iniciativa da Prefeitura de Timóteo começou a surtir efeito nesta segunda-feira com o anúncio, por parte do governo de Minas, da doação de 10 respiradores pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).  Paralelamente o Município está atuando de forma conjunta com a iniciativa privada, organizações sociais de saúde e o Estado para adquirir novos monitores, desfibriladores e outros insumos para que mais dez leitos de UTI-Covid-19 entrem em operação o mais rapidamente possível.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *