sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

1ª Conferência Regional dos Direitos das Pessoas com Deficiência começa nesta terça-feira

TIMÓTEO – A 1ª Conferência Regional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Colar Metropolitano do Vale do Aço será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Nesta terça-feira (21), o evento acontecerá no auditório da Prefeitura de Timóteo, de 13h30 às 17h, somente para pessoas previamente inscritas. Na quarta-feira (22) a Conferência será realizada por transmissão remota na modalidade de web conferência de 13h30 às 17h. Na quinta-feira (23), ainda por transmissão remota, de 08h às 12h. Os participantes deverão acessar o Link via Plataforma Zoom:  https://us02web.zoom.us/j/89498674570

A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo, sendo representada pelos municípios de Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga,Timóteo e respectivos conselhos e entidades de atendimento às pessoas com deficiência. O tema principal irá tratar sobre “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, cuja palestra será ministrada por Iara Antunes de Souza, mestra e doutora em Direito pela PUC Minas, na tarde de terça-feira (21), no auditório da Prefeitura.

A programação do dia 22/09 inclui o debate dos eixos temáticos e elaboração de propostas por transmissão ao vivo pela internet. O primeiro eixo tratará sobre “Estratégias para Manter e Aprimorar o Controle Social Assegurando a Participação das Pessoas com Deficiência”. A palestra sobre o tema fica à cargo de Angelita Rangel Ferreira, assistente social do INSS de Guanhães, mestre em serviço social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

O eixo 2 abordará a “Garantia do Acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas”, com tema a ser desenvolvido por Rondineli Francisco da Silva Fazolin, presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Muriaé e do Centro de Integração e Assistência Social ao Deficiente de Muriaé.

Para falar sobre “Financiamento da Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência”, Idamara Fernandes Oliveira, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB de Ipatinga, explicará o eixo 3.

“Direito e Acessibilidade” é o tema do eixo 4, que será desenvolvido por Roberto Carlos Pinto, presidente do CONPED/MG. O eixo 5 trata sobre os “Desafios para a Comunicação Universal”, tema da palestra de Janaína Maria Maynard Marques, especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional e Motricidade Orofacial e membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região.

O evento se encerrará às 12h do dia 23/09, com apresentação e deliberação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Para mais informações, contatos pelo (31)3847-7849 ou pelo e-mail: conselhopcdtimoteo@gmail.com

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *