sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Tempo médio de internações de pacientes graves com Covid-19 na UTI do Hospital Vital Brazil é de 13 dias

Timóteo – Seis meses depois de ter assumido a gestão da UTI Neonatal Pediátrica do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) que foi adaptada para receber pacientes acometidos pela Covid-19, a Organização Social em Saúde (OSS) Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) teve o seu contrato emergencial encerrado com o Município de Timóteo no último dia 31 de julho, prazo previsto no contrato assinado com a Prefeitura de Timóteo. A gestão dessa UTI passou a ser feita pela Fundação São Francisco Xavier, que também administra o HMVB.  A Fundação assume a UTI exclusiva para pacientes da Covid-19 por seis meses.

Nesta semana, a direção do HMTJ entregou o último relatório de prestação de contas referente ao mês de dezembro. Ao todo foram entregues seis relatórios totalizando mais de mil páginas de documentos contendo informações técnicas-administrativas sobre a atuação da instituição nesse período.

Os 10 leitos de UTI disponibilizados para os pacientes com Covid-19 do HMVB são regulados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Fácil.  Entre os meses de julho e dezembro de 2020, a UTI recebeu 103 pacientes graves, cuja maioria necessitou de ventilação mecânica. Entre 24 e 31 de julho, a unidade atendeu 12 pacientes; em agosto foram 19 admissões; em setembro, 23; em outubro, 14; em novembro 13, em dezembro, 22 pacientes. A média de internação na unidade foi de 13 dias por paciente, numero inferior à média nacional que foi de 14 dias.

A estrutura de atendimento 24 horas da UTI, segundo o HMTJ, envolveu 43 colaboradores entre nutricionista, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnicos em Farmácia, auxiliares de higienização, fisioterapeutas, pessoal da área administrativa; 20 médicos e um diretor.

Após assinar no último dia do ano o contrato com a Fundação São Francisco Xavier para a gestão dos leitos de UTI, o prefeito de Timóteo Douglas Willkys aproveitou para agradecer o trabalho desenvolvido pelo Hospital Therezinha de Jesus à frente desta unidade tão importante no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Gostaria de enaltecer a dedicação dos profissionais do Hospital Therezinha de Jesus que, ao longo de mais de cinco meses, se empenharam e deram o seu melhor para salvar vidas. Em nome da população de Timóteo agradeço a todos pela cooperação num momento tão difícil como esse. A instituição tem o nosso reconhecimento pelo empenho e destemor em assumir uma missão num período conturbado de nossas vidas”, destacou Douglas Willkys.

O prefeito acrescentou que a pandemia ainda não passou, por isso a população deve continuar adotando os protocolos sanitários como evitar aglomeração, usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70%.

Entenda

Após um longo período de articulação e esforços do prefeito Douglas Willkys e sua equipe, o Município de Timóteo passou a contar com mais 10 leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. O funcionamento dos leitos intensivos do Hospital e Maternidade Vital Brasil (HMVB) começou a funcionar às 19h no dia 24 de julho.

Para colocar esses leitos de UTI em funcionamento, o prefeito enfrentou uma verdadeira via crucis, haja vista que originalmente os leitos eram de UTI Neonatal Pediátrico e estavam parados em função de uma contenda judicial. Paralelamente, a mantenedora do HMVB, Sociedade Beneficente São Camilo, havia anunciado no início de 2020 que não iria mais continuar à frente da unidade hospitalar.

Para viabilizar os leitos, o Município fez gestões junto a Secretara de Estado de Saúde, à Justiça, ao Ministério Público e ainda contou com a parceria da Aperam South America – proprietária do imóvel e que também disponibilizou recursos para ajudar a custear a manutenção da estrutura da UTI para a Covid-19.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *