domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Presidente da Câmara Timóteo faz balanço das atividades no Legislativo Timotense

Luiz Perdigão – Presidente da Câmara de Timóteo

TIMÓTEO – O presidente da Câmara Municipal de Timóteo recebeu na tarde desta quarta-feira (22) a reportagem do JBN para falar do que foi o ano de 2021 no Legislativo Timotense. Ele iniciou a sua dissertação sobre o ano mais critico da pandemia na sua visão, destacando o papel da Câmara Municipal como entidade mediadora e acolhedora da população.

Conforme lembrou o parlamentar que foi contaminado duas vezes com a Covid-19, em uma delas muito grave, ver a população abandonando o serviço, outros trabalhando com medo da doença e outros simplesmente desesperados pela perca de um ente querido, “não foi fácil”.

“Eu sinceramente tenho muita história de vida pra contar. Mas, 2021 com na presidência na Câmara Municipal, será um novo capítulo na minha vida. Vi pessoas simplesmente desesperadas. Eu jamais tinha visto o medo nos olhos de tanta gente. O meu primeiro passo foi garantir a saúde dos servidores da Câmara. Em seguida, entrei de cabeça em uma campanha ao lado do prefeito Douglas Willkys, para vacinar o maior número possível de pessoas. Deus foi maior. Graças a Deus aquele estado de crise na saúde passou, digo, controlou”, lembra o presidente.

“Experiência inédita. O setor da saúde em colapso e a intensa demanda de internações em leitos de UTI e falta de aparelhos, nos tiravam o sono. O setor da economia afetado pela restrição de circulação de pessoas,  empresas fechando e o aumento do número de desempregados, foi um caos que viveremos dos reflexos por muitos e muitos anos”, pontuou Luiz Perdigão, lembrando com lágrimas nos olhos da vereadora Conceição do Dr. Tadeu, que faleceu em virtude da contaminação pela Covid-19.

A CIDADE

Os trabalhos não foram paralisados. Os vereadores deram prosseguimento como mediadores e fiscalizadores em questões complexas, seguindo as normas de segurança e saúde. “Tivemos comissões especiais importantes esse ano como a que tratou das questões da Copasa, da Autotrans, da Fipe, do IPTU da Aperam e da compra do imóvel do hospital Vital Brazil”.

Em um ano em que a Câmara recebeu demandas de projetos importantes como a matéria do acordo para o fim do litígio de anos entre a Aperam e o Município, como a do Código Tributário, entre outras, a preocupação maior da mesa diretora era de que poderia existir um falso entendimento que os vereadores estariam trabalhando contra a população. “Nós estamos sempre com foco no bem estar do cidadão. A questão é que muitas vezes temos que agir como um pai que desagrada o filho e não o consegue fazer entender sobre aquela decisão naquele momento. O bem público tem que ser gerido com honestidade”, assegurou o presidente.

Pontos positivos

Na análise do presidente da Câmara, o período difícil também trouxe coisas boas para a instituição. Foi necessário pensar em um novo jeito de oferecer os serviços do Legislativo para a população, mantendo como foco principal a transparência. As reuniões, audiências públicas e processos de licitação foram transmitidos pelo canal oficial no youtube, ao vivo, permitindo o acompanhamento por parte do público, já que o plenário estava fechado seguindo o protocolo de distanciamento social. Foi aberto canais de comunicação por whatsapp para todos os setores da Câmara.

“Foi possível transformar a Câmara no modo de trabalhar e servir. Interessante que foi possível notar que o ser humano se aproximou de alguma forma para ajudar, num período que era preciso justo o contrário: o afastamento físico. Os servidores e os vereadores contribuíram na questão de aceitar a imunização e aí então foi possível como gestor começar a reabertura da Câmara,  e a convivência foi voltando devagar”, contou Luiz Perdigão.

Futuro

Para o presidente da Câmara o ano de 2021 foi desafiador porque ninguém sabia o que vinha lá na frente. Eram tudo incertezas. Perdigão revelou que tomou as decisões entre a técnica e a emoção e que viu as coisas melhorando.

“Seguimos trabalhando em projetos bons para a nossa cidade. E hoje temos a felicidade de finalizar esse ano com a Câmara melhor em termos de infraestrutura, com a questão da saúde controlada e os aprendizados. Os riscos nos trouxeram muitos aprendizados também. E para o próximo ano temos bons projetos em andamento para garantir mais conforto e mais serviços em benefício da população”, finalizou o presidente, lembrando que em 2022 será o ano do concurso público da Câmara.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *