quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesPolítica

Plenária Estadual do Parlamento Jovem aprova proposta apresentada por Monlevade

JOÃO MONLEVADE – Na última sexta-feira, 26, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com as Câmaras Municipais, promoveu a etapa Estadual do Projeto Parlamento Jovem 2021. Este ano, o tema abordado foi Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Devido às restrições da pandemia, a Plenária ocorreu de forma híbrida. Um aluno de cada Polo representou as cidades nas discussões presenciais na Assembleia e dezenas de outros estudantes acompanharam a transmissão da plenária e puderam votar remotamente. A aluna, Gabryella Júlia Lima, representou o Polo Médio Piracicaba, que conta também com as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira.

Onze propostas sobre o tema, aprimoradas ao longo do projeto, foram entregues ao Legislativo. Ao longo do dia, os estudantes discutiram as propostas, fizeram destaques e votaram no que consideraram a melhor versão, semelhante ao que fazem os deputados estaduais durante a tramitação de proposições no Legislativo. Foram quatro propostas para cada um dos subtemas: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.

As matérias priorizadas compuseram o documento entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, formulado depois da plenária. Essa comissão é encarregada de analisar as propostas e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.

Dentre as sugestões priorizadas está uma proposta de iniciativa dos jovens de João Monlevade. A matéria prevê a determinação da obrigatoriedade de uso de filtro do tipo “Netting trash trap” ao final das redes de esgoto, em pontos estratégicos das cidades, antes de o esgoto e o lixo chegarem aos rios, com a finalidade de prevenir enchentes e diminuir o risco de congestionamentos na rede pluvial.

Nesta edição do PJ, participaram 102 municípios, sendo 25 ingressantes, divididos em 17 polos regionais.

Sobre o Projeto

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã voltado a estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Além de estimular a educação política e a participação da sociedade, ele também fortalece o Poder Legislativo nos municípios.

Nesta 17ª edição participaram estudantes de 102 cidades, divididas em 17 polos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *