sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolítica

Morre o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, vítima da Covid-19

REDAÇÃO – Morreu neste sábado (17), em Uberlândia (Triângulo), o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), vítima de complicações da Covid-19. Ele tinha 68 anos, completados no dia 24 de março deste ano, quando já estava internado por causa da doença.

O velório e o sepultamento serão neste sábado, em Uberlândia. O corpo do deputado será velado das 15h às 17h, na Paz Universal (Rua Curitiba, 575, Bairro Brasil). O sepultamento está marcado para as 17h30, no Cemitério Municipal São Pedro (Avenida Paes Leme, 855, Bairro Osvaldo Rezende).

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decretou luto oficial de três dias, a partir de hoje, devido ao falecimento do parlamentar.

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), lamentou a perda de Luiz Humberto Carneiro. “Perda inestimável para o nosso Estado. O deputado Luiz Humberto Carneiro deixa um riquíssimo legado de dedicada atuação à população mineira. Minas Gerais e o Triângulo Mineiro perdem um grande defensor. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais está em luto. Meu profundo pesar aos familiares”, afirmou.

Em homenagem ao deputado, o Bloco Sou Minas Gerais, do qual ele fazia parte na ALMG, divulgou comunicado anunciando a mudança de nome para Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro. O texto, assinado pelo líder do Governo, deputado Gustavo Valadares (PSDB), e pelo líder do bloco, deputado Raul Belém (PSC), destaca o legado ético e a habilidade de Luiz Humberto Carneiro para o diálogo.

Sexto mandato – Luiz Humberto Carneiro exercia seu sexto mandato consecutivo na Assembleia, onde ingressou como suplente em janeiro de 2003, ao final da 14ª Legislatura.

Ao longo de seus 18 anos como deputado estadual, ele foi líder de Governo durante as gestões de três governadores: Antonio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e o atual, Romeu Zema.

Em 2005, foi líder da bancada do PSDB, função que ocupou por cinco anos consecutivos. Também foi líder do Bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) por quatro anos (2007-2010).

Produtor rural, nascido em Uberlândia, o deputado foi presidente do Sindicato Rural desse município (1990-1998). Também em Uberlândia, foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento (1991-1995) e de Habitação (1996-1999). Além do Triângulo Mineiro, suas principais regiões de atuação política incluíam o Alto Paranaíba e o Noroeste de Minas.

Após contrair a Covid-19, Luiz Humberto Carneiro foi atendido no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, no dia 9 de fevereiro. Permanecia internado no mesmo hospital desde o dia 15 de fevereiro, tendo sido transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) logo no dia seguinte.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *