terça-feira, abril 30, 2024
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Moradores reclamam de água suja como ‘petróleo’ em Coronel Fabriciano. Veja o vídeo da água

Reprodução JBN

FABRICIANO – Os moradores de Coronel Fabriciano (MG) reclamam da cor da água que tem saído das torneiras da cidade há uma semana. A água está preta e segundo eles, a Copasa, responsável pelo abastecimento na cidade, não avisou ou deu qualquer retorno aos consumidores sobre a situação.

No vídeo encaminhado por moradores ao JBN, mostra  uma coloração em escura da água. Uma espécie de descarga de “produtos químicos” usados para lavar reservatório de água.

Um dos moradores da cidade, Edson Alves da Silva, gravou um vídeo mostrando a água saindo preta na caixa d’água, como petróleo. As imagens circularam pelas redes sociais com a reclamação dos moradores do bairro Santa Terezinha. Ele também guardou um pouco da água suja para ninguém duvidar.

“Tinha um odor um pouco forte de água barrenta. A gente fez o vídeo, postou nas redes, nos grupos, acreditando que a Copasa daria algum tipo de retorno, mas [não deu] pra ninguém”, conta Edson.

O vereador da cidade, Adriano Martins (PSL), revelou para a reportagem do JBN que está reunindo declaração dos moradores para acionar a empresa na justiça, visto que muitos destes consumidores “bebem a água direto na torneira, confiando na qualidade do produto fornecido”.

“A Copasa tem feito nas cidades onde atuam o que bem entende, acreditando na impunidade, agregada à falta de fiscalização do contrato de prestação de serviço junto aos municípios”, denunciou Adriano.

NOTA DA EMPRESA

Em nota solicitada pelo JBN, a companhia informa que a água utilizada para o abastecimento na cidade de Coronel Fabriciano atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para garantir a qualidade, a empresa realiza o controle por meio de coletas e análises, desde a captação nos mananciais, passando pelos processos de tratamento e de distribuição, até a chegada da água nas residências.

A Copasa orienta aos moradores que receberam água com alteração de cor e turbidez, que entrem em contato com a empresa, por meio do número 115, para que seja enviado um técnico ao local para verificação e, caso necessário, realização de descargas em pontos estratégicos da rede de distribuição.

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