quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Mais de 1.200 famílias vulneráveis de GV e Tumiritinga terão ações de assistência social

Tumiritinga, no leste de Minas Gerais

REDAÇÃO – Mais de 1.200 famílias vulneráveis de Governador Valadares e Tumiritinga, no leste de Minas Gerais, vão receber serviços de assistência social após assinatura de acordo de cooperação técnica entre as prefeituras dos municípios e a Fundação Renova, a fim de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das localidades.

Em Governador Valadares, esse apoio vai acontecer por meio do trabalho de duas instituições selecionadas no Edital de Proteção Social – o Instituto Nosso Lar e o Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS).

A ação tem o objetivo de otimizar o atendimento a cerca de 600 famílias vulneráveis que moram nas localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). Cada entidade tem o seu próprio projeto. Os bairros Turmalina e Santa Rita, além das regiões do entorno, são os principais locais previstos a receberem as ações. Nos projetos, estão previstas diferentes atividades, como oferta gratuita de atividade física, oficinas culturais, rodas de conversa, entre outras.

Ao todo, as duas entidades vão receber da Fundação Renova cerca de R$ 1,1 milhão para o desenvolvimento dos projetos.

Ações em Tumiritinga

Em Tumiritinga, a Rede Vidas foi selecionada por meio do edital de Proteção Social e vai atuar para promover o fortalecimento do SUAS na cidade. Para isso, o primeiro repasse financeiro no valor de cerca de R$ 187 mil já foi feito pela Fundação Renova. Cerca de 600 famílias vulneráveis poderão receber as ações.

“As instituições selecionadas desenvolverão ações coletivas nas comunidades impactadas cujo público foco de atuação são as famílias vulneráveis. Além disso, os acordos também preveem capacitações para os profissionais do SUAS desses municípios e das entidades”, diz Izabelly de Lima Franca, Analista de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *