sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga realizará novo LIRAa a partir do dia 8, para medir índice de infestação Aedes aegypti

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga vai realizar no período de 8 a 12 de março, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. A apuração dos dados estatísticos ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os pontos mais propensos a surto das arboviroses. A expectativa do município é divulgar o resultado do trabalho em até dez dias após a conclusão.

Cerca de 90 Agentes de Combate a Endemias (ACEs) trabalharão das 7 horas às 16h, de segunda a sexta, na vistoria de 4.311 imóveis a serem pesquisados. Serão vistoriadas casas, lotes vagos e prédios públicos para identificar potenciais focos de larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira, mesmo nesse período de pandemia o novo levantamento é relevante para comprovar se os trabalhos de combate ao Aedes estão surtindo efeito. Por isso a importância das pessoas receberem os ACEs em suas residências.

Os agentes são instruídos a saudar os moradores apenas de forma verbal, evitando gestos que possam ocasionar a transmissão do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza todos os equipamentos de segurança, além de álcool para que os agentes se higienizem constantemente durante as atividades.

PRIMEIRO LIRAa

O primeiro LIRAa do ano foi realizado em janeiro, e apontou um índice médio de infestação de 4,9% no município. O número é preocupante, uma vez que, segundo os critérios do Ministério da Saúde, somente índices inferiores a 1% são considerados aceitáveis. Entre 1 e 3,9%, eles indicam uma situação de alerta e, acima de 3,9%, significa estar lidando com um alto risco de epidemia. O índice apresentado em Ipatinga, portanto, é quase cinco vezes superior ao limite aceitável.

MEDIDAS PARA COMBATER A DENGUE

Para vencer as doenças geradas pelo Aedes aegypti, é importante que todos façam a sua parte. A orientação básica é manter os quintais limpos e estar atento também quanto aos perigos sinalizados na vizinhança.

Alguns cuidados essenciais são:

– Manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada

– Retirar a água acumulada na laje

– Manter as calhas desentupidas

– Guardar em locais secos e abrigados da chuva pneus velhos e outros objetos que possam acumular água

– Lavar semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água

– Não usar pratos nos vasos de plantas

– Colocar latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, antes de descartá-los.

– Manter os sacos de lixo fora do alcance de animais até o recolhimento.

– Manter os ralos vedados e desentupidos

– Trocar, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lavar a parte interna com escova.

Serviço:
Denúncias sobre focos potenciais de infestação podem ser feitas junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 e 3829-8313.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *