sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Ipatinga deve ganhar um Posto Avançado para coleta de sangue

IPATINGA – O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), recebeu na tarde desta sexta-feira (5), em seu gabinete, para um diálogo sobre vários temas relevantes, a deputada Estadual Rosângela Reis (Podemos). Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira, e o vereador Antônio Alves de Oliveira, o Tunico.

O principal assunto discutido foi a contrapartida do município para implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas na cidade. Detalhes sobre providências para encaminhamento do benefício foram compartilhados ao Executivo pela parlamentar, que assegurou o aporte de R$ 800 mil em emendas para viabilização do organismo.

Gustavo Nunes garantiu que seu governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para estruturação do Posto Avançado. “O projeto do PACE é uma necessidade e aspiração antiga da população, sendo responsabilidade do poder público contribuir efetivamente para materialização da iniciativa. Agora vamos tirar do papel esta demanda histórica, que significa também salvar vidas”, disse o chefe do Executivo.

“É um antigo sonho da nossa região ter essa estrutura. Infelizmente, não foi possível antes por desacordos políticos, mas agora estamos buscando essa parceria com o prefeito Gustavo Nunes, com o foco na cidade de Ipatinga e nas pessoas”, afirmou Rosângela Reis.

Situação crítica

Atualmente, inúmeros voluntários para a doação de sangue no Vale do Aço precisam se deslocar até Governador Valadares a fim de realizar a boa ação. Isso representa transtornos e atrasos na coleta e distribuição dos estoques.

Muitas vezes o estoque de bolsas de sangue atinge situações críticas. Apenas o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) consome, em média, 120 bolsas de sangue todos os meses. Somados, os hospitais da região necessitam de cerca de 400 bolsas/mês. No Vale do Aço, apenas o Hospital Márcio Cunha possui banco de sangue com posto de coleta próprio, mas para atender a demanda interna.

O que é o PACE

O PACE tem uma estrutura semelhante à de uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos.

Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura/Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Atualmente são seis estruturas em Minas Gerais: em Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Lavras, Leopoldina e Muriaé.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *