quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesPolítica

IPATINGA 57 ANOS: Programação de aniversário da cidade é adequada devido pandemia

IPATINGA 57 anos – Em função das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, as comemorações dos 57 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga, nesta quinta-feira, 29 de abril, serão realizadas de maneira inteiramente nova, sem presença de público.

O governo da cidade optou por um conjunto de ações cívicas, esportivas e culturais com número reduzido de participantes e observância de protocolos preventivos, mas sem negligenciar os fatos históricos que fazem da data uma das mais importantes no calendário anual de celebrações do município.

A programação começa de manhã, com o hasteamento da bandeira de Ipatinga no palco de pavilhões no centro da Praça dos Três Poderes, e uma Corrida Simbólica, com participação de representantes de diversos segmentos da comunidade. O percurso, de 7 Km, será feito em revezamento, com o apoio de um ônibus (que recolherá os corredores a cada trecho cumprido) e equipes de saúde.

Na parte da tarde, a prefeitura realiza com o apoio do Instituto Usiminas o “Circuito Comunidade Especial – Aniversário de Ipatinga”, que circulará das 15h30 às 17h30 pelos bairros Canaã, Canaãzinho e Bethânia, com uma intervenção cultural sobre a cidade. Num minitrio, educadores musicais e performáticos do município se apresentam aos moradores. A atração será apresentada pelo ator Pedro Barroso e pelos músicos Marcone Bispo (teclado), Élcio Rodrigues (violão e voz) e Rodrigo Araújo (violino). O espetáculo vai mesclar contação de histórias com música, falando de fatos históricos, casos e curiosidades da cidade.

A programação prossegue com a ‘live’ show na Estação Memória Zeza Souto, a partir das 17h30, com participação dos grupos musicais Okolofé do Samba, Orquestra de Viola Caipira e Leandro e Romário. As apresentações serão gravadas e replicadas nas redes sociais por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=AAk-n-09y9A

Ofertado pela iniciativa privada, o tradicional bolo de aniversário, que nos últimos anos era distribuído aos munícipes em eventos no Parque Ipanema, desta vez será repartido a entidades assistenciais, tendo sido eleitas preferencialmente Instituições de Longa Permanência (ILP) que atendem idosos, além de outras de acolhimento a crianças.

Instituto Usiminas

Em comemoração ao aniversário de Ipatinga, além do “Circuito Comunidade Especial – Aniversário de Ipatinga” em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, o Instituto Usiminas realiza o “Em casa com o Instituto Usiminas”. A apresentação virtual conta “A História de Ipatinga e Suas Lendas”, com o ator Filipe Fernandes, e será exibida nas redes sociais do Instituto Usiminas (@institutousiminas). O ponto de partida do vídeo é uma visita ao Parque Ipanema, principal cartão postal do município, de onde Filipe apresenta a cidade com seus marcos, patrimônios e curiosidades. Desdobrando-se em alguns personagens, o ator convida o público a viajar no tempo de forma lúdica e descontraída para conhecer a história do município.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *