sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Cadastro de currículos no Recoloca Rio Doce permite candidatura a vagas de emprego

Ferramenta também oferece aos profissionais dos municípios impactados capacitações para o mercado de trabalho

REDAÇÃO – Profissionais dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG) que estão à procura de oportunidade de trabalho devem cadastrar seus currículos na plataforma Recoloca Rio Doce. A ferramenta on-line e gratuita, desenvolvida pela Fundação Renova em parceria com a Kienbaum Consultoria, conecta candidatos dessas localidades às empresas das regiões que precisam de mão de obra.

Com o uso da plataforma, os currículos impressos não serão mais considerados nos processos seletivos de fornecedores e parceiros da Fundação Renova.  Os documentos digitais, unificados na plataforma, possibilitam um maior alcance e acesso às vagas, já que as necessidades das empresas são mapeadas e os candidatos, direcionados de acordo com as demandas de cada empreendimento.

Além disso, o Recoloca Rio Doce também oferece capacitações para o mercado de trabalho, como treinamentos e videoaulas sobre elaboração de currículos, o que possibilita o aprimoramento das habilidades dos profissionais.

Em Mariana (MG), a plataforma, desde abril deste ano, é uma das ferramentas utilizadas pelo Sine Mariana. A parceria amplia as possibilidades de os profissionais atingidos retornarem ao mercado de trabalho no município.

Como cadastrar o currículo

  • Para começar a usar a plataforma, basta acessar o endereço recolocariodoce.com.br e clicar no menu “Cadastre seu currículo”, que aparece na tela inicial. Antes de preencher os dados, a recomendação é consultar o tutorial disponibilizado.
  • O interessado será direcionado à área do usuário, onde deve clicar no botão “Criar conta” e preencher os dados pessoais: nome completo, data de nascimento, e-mail e uma sugestão de senha para futuros acessos à plataforma. Ao concluir, basta clicar em “Próxima etapa”.
  • Em seguida, o site vai direcioná-lo à sua página pessoal. Nessa etapa, devem ser preenchidas as informações do currículo. A revisão e atualização dos campos podem ser feitas em qualquer momento desejado. Os dados incluídos no sistema ficam disponíveis à Kienbaum para uso exclusivo em processos seletivos de vagas de emprego. Durante o preenchimento, é preciso concordar com a Política de Privacidade do site.
  • Para visualizar as vagas de emprego disponíveis, é preciso clicar no menu “Vagas”, que fica na página inicial do site. Ao visualizar uma vaga de interesse, é preciso estar logado na plataforma para se candidatar.
  • Para acessar os materiais de capacitação profissional e preparação para processos seletivos, basta clicar no meu “Amplie seu conhecimento”.
  • Para participar de videoaulas e treinamentos pelo aplicativo Zoom, feitos ao vivo com a presença de instrutores da Kienbaum, é preciso clicar no menu “Treinamentos”.

Em caso de dúvida no cadastro e/ou preenchimento dos currículos na plataforma Recoloca Rio Doce, os profissionais devem entrar em contato com a Fundação Renova pelo número 0800 031 2303. No município de Mariana (MG), as dúvidas podem ser esclarecidas pelos Agentes de Renovação:

Os agentes são formados por jovens das próprias comunidades atingidas, selecionados pela FA.VELA, ONG que presta serviços à Fundação Renova e atua em projetos de inclusão social e econômica em territórios vulneráveis.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *