sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Ginásio Coberto de Timóteo será palco para a 5ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+

TIMÓTEO – O Ginásio Coberto de Timóteo será palco da 5° Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Timóteo no próximo domingo (12), às 16h. Em função da pandemia do Coronavirus, novamente, o evento ocorrerá no formato online com transmissão por live no Canal da Close do Vale no YouTube, onde o público poderá assistir e interagir com os participantes. “Quando pensamos na comunidade LGBTQIAP+, pensamos em uma comunidade forte contra a adversidade e que se une para a mudança. Nossas diferenças nos tornam especiais e devem ser celebradas com muito orgulho”, frisa o presidente da Close do Vale (movimento LGBTQIAP + de Timóteo), Caio Vasconcelos .

Organizada pela Close do Vale, a 5ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ será aberta apenas para convidados, entre eles artistas, militantes, ativistas e apoiadores da Close do Vale, e contará com várias atrações culturais e debates. Este ano, o movimento terá como tema “Casamento Homoafetivo”. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que pessoas do mesmo sexo poderiam constituir uma família, porém a regulamentação oficial ocorreu em 14 de maio de 2013, com a publicação da Resolução 175, pelo Conselho nacional de Justiça (CNJ), que garantiu aos casais homoafetivos o direito de se casarem no civil.

“Além de levantar nossas bandeiras e lutarmos por direito, igualdade e respeito, a parada desse ano vem com o tema ” Casamento Homoafetivo” onde iremos tirar nossas dúvidas sobre as mudanças jurídicas e sociais que a oficialização do casamento promoveu na vida dos homossexuais e possibilitar a troca conhecimentos”, explica Caio Vasconcelos. O presidente destaca que a comunidade LGBTQIAP+ com muita luta obteve conquistas como o direito ao nome social, mudança no registro do nome e gênero e o direito ao casamento civil.

“Apesar dos avanços, o Brasil continua a liderar as estatísticas de violência contra pessoas trans, além de temos vários episódios de preconceito contra a comunidade LGBTQIAP+”, ressalta Caio Vasconcelos , afirmando que a Parada do Orgulho é o dia de manifestação contra a homo, trans e bifobia, um dia de luta pelos direitos iguais e por leis contra a discriminação. A homofobia, transfobia e bifobia são considerados crimes enquadrados como racismo no país, com pena de 1 a 3 anos, podendo chegar a 5 anos em casos mais graves.

“Não podemos deixar de comemorar essa data! Foram tantas lutas, conquistas, reconhecimento e esforço nesses últimos anos. A 5ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ é um dia de afirmação para a nossa comunidade”, reforça o presidente da Close do Vale.

Conheça a sigla

A sigla LGBTQIAP + significa Lésbica, Gay, Bissexual, Transsexual, Queer, Intersexo, Assexuado, Pansexual e as diversas possibilidades de orientação sexual e identificação de gênero que existam (+).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *