sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesEsporte

FAIXA PRETA: Judoca Timotense é a primeira mulher graduada no San Dan (3º Dan) da Usipa

Judoca Thaísa Almeida – Fotos IsaReis

TimóteoNesta quarta-feira (23), em entrevista exclusiva ao JBN e participando do quadro Dedo de Prosa, Thaísa Fernandes Almeida, professora de Educação Física, de 36 anos, moradora do bairro Bromélias, em Timóteo, a única mulher graduada no San Dan (3º Dan) – Faixa Preta, do grupo de atletas da Usipa, emocionada, contou em detalhes as dificuldades que enfrentou para chegar no estágio atual.

A atleta Thaísa figurou entre os oito judocas da Usipa que se graduaram após o exame realizado pela Comissão de Supervisão e Avaliação de faixas Preta e Graus Superiores da Federação Mineira de Judô, no último dia 12 deste ano. A avaliação ocorreu na Usipa e seguiu todos os protocolos de segurança exigidos pelo Governo do Estado, por meio do programa Minas Consciente.

Durante o exame, os atletas foram divididos em suas categorias e os graduados em Sho Dan (1º grau) foram Edmor Moreno Junior, Frantieska Isabella Valadares Silva, Herman Lucas Vaz Santos, Iury Storck Rogério e Max Frances Cruz Claudino. Os novos Ni Dan (2º grau) são Ênio Siqueira de Sá e Ramoni Valadares Toledo. A única graduada no San Dan (3º Dan), do grupo de atletas da Usipa, foi Thaísa Fernandes Almeida.

Primeira mulher da Usipa

Para Thaísa, primeira mulher da Usipa a conquistar o 3º Dan, “foi crucial para chegar até aqui o incentivo e a determinação do nosso sensei e técnico, Kodansha Hevilmar Rocha, e o total apoio da Usipa. Esta conquista é fruto de um trabalho árduo de todos, principalmente de nós, mulheres, que estamos conquistando um espaço cada vez maior neste esporte. Estou muito feliz com esta nova etapa e pronta para os novos desafios”, pontuou a atleta.

A Usipa informou, que tradicionalmente, a graduação em faixas superiores ocorre em Belo Horizonte mas, por motivo da pandemia, foi descentralizado pela organização e ocorreu em três locais diferentes, sendo a Usipa escolhida para receber os atletas do Vale do Aço e região.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *