sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

CREIA de Timóteo promove Curso de Libras em parceria como o CEFET/MG

 

Timóteo – O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) Padre Jean Marie Lemaire realizou na quinta-feira passada (13) a aula inaugural do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrada nas instalações da UNIUBE, no Centro Norte. Voltado para a comunidade, as aulas serão realizadas em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Campus Timóteo, na sede da instituição localizada à rua Dezenove de Novembro, 121, Centro Norte.

O CREIA se destaca na área de educação inclusiva com atendimento a alunos com deficiência visual e auditiva. As aulas de Libras serão realizadas às sextas-feiras, no horário de 18:30 às 20:30. O curso será encerrado em julho e oferece conhecimentos básicos sobre a Libras, contribuindo para a facilitação da comunicação, integração e convívio dos deficientes auditivos com a comunidade.

Serão atendidos 40 alunos com a capacitação. “Esta é uma oportunidade para que familiares, amigos e demais membros da comunidade possam aprender Libras, que é considerada como a primeira língua dos surdos. É uma ação de educação inclusiva, que contribui com a inserção das pessoas surdas na sociedade”, salienta a diretora do CREIA, Deivia Mesquita.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua natural que atende as peculiaridades das pessoas surdas com o objetivo de difundir a cultura dessa comunidade e dos lugares onde é utilizada. A Libras não é uma versão sinalizada da língua oral, pois possui estrutura própria e independe da língua oral auditiva. Foi criada para a interação das pessoas surdas entre si e também com a comunidade, além de favorecer a formação educacional e profissional.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *