sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

Grupo realizou a primeira reunião no fim da tarde de sexta-feira (13) para discutir ações e estratégias preventivas

Timóteo – Reunião coordenada na noite de quinta-feira (12) pelo prefeito Douglas Willkys definiu a criação de um comitê de acompanhamento e enfrentamento contra o Covid-19 (causador do coronavírus) em Timóteo. Entre as atribuições do comitê estão a definição de ações e estratégias preventivas.

Além do prefeito, o encontro de quinta-feira contou com a presença do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; do gerente da Superintendência Regional de Saúde (SRS), de Coronel Fabriciano, Ernany Duque; dos secretários municipais Márcia Lessa (Educação) e Eduardo Morais (Saúde); do diretor administrativo do Hospital e Maternidade Vital Brazil,  Geovani Freitas Neves; representantes Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro; e servidores públicos.

Várias ações preventivas já foram adotadas no município, como a realização de treinamentos para médicos, enfermeiros, agentes de saúde e técnicos em saúde que atuam no município. Na próxima semana será realizada reunião com os professores da rede municipal de ensino e com pedagogos para a multiplicação de informações nas escolas.

1ª Reunião

No fim da tarde desta sexta-feira (13) foi realizado o primeiro encontro de trabalho do comitê na sala de reuniões da Prefeitura de Timóteo. Essa reunião foi coordenada pelo vice-prefeito Professor Vespa e pelo secretário de Saúde, Eduardo Morais. Além do monitoramento das normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde, as instituições sediadas em Timóteo já começaram a definir ações preventivas e assistenciais considerando o cenário de pandemia global.

A definição do fluxo, de leitos disponíveis, bem como da necessidade de uma maior agilidade no encaminhamento de exames de casos suspeitos também foi um dos temas de pauta abordados pelo comitê. Foi unânime a opinião de que a população deve se conscientizar sobre a adoção de medidas não farmacológicas, como lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% como medida preventiva, evitar aglomerações, dentre outros. Na segunda-feira os integrantes do comitê se reunirão novamente para discutir novas medidas conforme a evolução do quadro no município.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *