sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Timóteo celebra Dia da Água com ações educativas

Timóteo – Março, é o mês em que se comemora o Dia da Água (22), temática essa trabalhada ao longo do ano no plano de ação PIEA. Para a reflexão sobre o uso no dia a dia e reforçar a necessidade de cuidar desse bem precioso necessário à vida no planeta, os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) desenvolverão várias ações no correr do mês.

A programação do Dia da Água iniciou com a continuidade do PRO Mananciais, com a realização do Chuá Socioambiental na Escola Municipal de Timóteo, que se localiza na área piloto do projeto, que promoverá uma atividade pedagógica por semana ao longo do mês (dias 4, 9, 18 e 27) em parceria com a Prefeitura de Timóteo. Desenvolvido pela Copasa, o Chuá Socioambiental busca promover atividades de sustentabilidade ambiental, alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para fins de abastecimento.

De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes, a preocupação com a preservação da água é fundamental, principalmente no contexto em que vivemos de altas precipitações, doenças hídricas, intervenções desordenadas nas Áreas de Proteção Permanentes (APPs), impactos socioambientais nas comunidades a exemplo do rompimento de barragens entre outros. Algumas das ações serão desenvolvidas pelos parceiros internamente em suas respectivas instituições e também para a comunidade timotense.

No dia 19, de 13h às 17h, no Salão Comunitário do Distrito de Cachoeira do Vale será ministrado um curso para lideranças e a comunidade alusivo a enfrentamentos de sinistros, como a enchente que atingiu a localidade em janeiro deste ano. O curso será realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Pedreira Um Valemix e Fundação Aperam Acesita.

No dia 20, será realizada uma blitz educativa próximo à entrada do Oikós, bairro Primavera, realizada pelos parceiros do PIEA e da Rede Ambiental Verde Vida (RAVV), no horário de 9h às 11h.  Durante o mês de março, serão desenvolvidos temas relativos à preservação das águas nas escolas, setor privado e público. Esta ação será mobilizada pela Fundação Aperam Acesita, Thermon/Altec, Vamtec, Pedreira Um Valemix, Oll Tech, Prefeitura de Timóteo entre outras instituições. O tema também será abordado em mídias sociais pelos parceiros do PIEA.

Encerrando a programação do Dia das Águas, no dia 15 de abril, será feita uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Limoeiro, promovida pela Copasa.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *