SES-MG envia mais respiradores para Microrregião de Saúde de Ipatinga no Vale do Aço

“A assertividade nas informações fornecidas foi essencial para que o nosso Plano de Contingência cumprisse seu papel, que é auxiliar na definição de estratégias de combate e contenção da pandemia do Covid-19 no Vale do Aço”, destacou Ernany.

Fabriciano – A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, acompanhou nesta quinta-feira (02/07), a entrega de 25 equipamentos para leitos de UTI Covid-19 para a Microrregião de Saúde de Ipatinga. Parte dos respiradores foram destinados ao Hospital Márcio Cunha e outra ao Hospital Municipal de Ipatinga. A entrega dos equipamentos foi realizada em parceria com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, que tem auxiliado na logística de distribuição.

De acordo com o Ernany Duque, Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o Governo de Minas Minas já havia anunciado estes investimentos para reforçar o enfrentamento à Covid-19 na Macrorregião. “No final do mês de junho, foi assinado um termo de cessão de 25 equipamentos de UTI para o Hospital Municipal de Ipatinga e Hospital Márcio Cunha. São 15 respiradores invasivos, 6 não invasivos e 4 cardioversores, distribuídos aos dois hospitais da Microrregião de Saúde de Ipatinga, mas que irão atender à população da nossa Macrorregião. As ações de investimento na saúde estão sendo ampliadas com a pandemia. Estão sendo repassados e ampliados recursos, principalmente, ProHosp, de 75% para 100%, além de recursos disponibilizados de diária de leitos de UTI de aproximadamente R$3 milhões/mês. Este investimento entregue hoje, aos hospitais, é da ordem de R$ 1,14 milhões”, informa o Superintendente.

Ainda de acordo com Ernany Duque, o Vale do Aço está em situação de alerta, e destacou a necessidade de adoção de medidas de distanciamento social até mais severas dos que as que têm sido observadas nos últimos dias. “A região se encontra com uma taxa de ocupação de leitos de UTI elevada. Acreditamos que com a chegada dos equipamentos citados e a ampliação dos leitos, nos próximos dias teremos a diminuição desta taxa. Porém o que a gente precisa, principalmente, é manter o distanciamento social. Pedimos à população que saia de casa somente se for extremamente necessário e que evitem aglomeração e ambientes fechados, usem máscara e utilizem o álcool gel ou lavem as mãos constantemente”, conclui Ernany.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, que acompanhou a entrega dos equipamentos, informou que paralelo à infraestrutura hospitalar, hoje reforçada pelo Estado, outras ações de enfrentamento à Covid-19 estão em andamento, como a testagem de pessoas para evitar que os assintomáticos permaneçam a circular e a contaminar mais pessoas. “Recebemos hoje mais oito respiradores do governo do estado, entre outros equipamentos e agora vamos preparar o material humano, RH. Nesse sentido, quero agradecer aos servidores municipais e ao governador do Estado, Romeu Zema, que independentemente de ter demorado ou não, no envio dos equipamentos, fez o que era necessário nesse momento, de forma que essa semana ainda teremos mais dez leitos de UTI Covid SUS elevando para 30 as vagas no hospital municipal e mais cinco leitos de UTI Covid SUS no Hospital Márcio Cunha”, detalhou o prefeito.

Plano de Contingência

O Superintendente Regional de Saúde, lembrou que em junho, o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, em videoconferência com os gestores das macrorregionais, já havia esclarecido os critérios de envio de respiradores às microrregiões de saúde, e que receberiam o equipamento, primeiro, aqueles hospitais que poderiam abrir leitos de forma imediata. Daí a importância destes leitos constarem na planilha do Plano de Contingência, que foi feito pela Regional de Saúde de Coronel Fabriciano por meio do Comitê Macrorregional de Enfrentamento à Covid-19. “A assertividade nas informações fornecidas foi essencial para que o nosso Plano de Contingência cumprisse seu papel, que é auxiliar na definição de estratégias de combate e contenção da pandemia do Covid-19 no Vale do Aço”, destacou Ernany.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *