quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Secretaria de Agricultura prevê colheita de 60 toneladas de melancias em Belo Oriente

Os números são baseados na produção dos agricultores acompanhados pelo Plantio Assistido

Belo Oriente – A colheita de melancia produzida pelos agricultores acompanhados pelo programa “Plantio Assistido”, deve alcançar 60 toneladas neste 2º semestre de 2020, é o que prevê a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De acordo com a Secretaria, a previsão de arrecadação com a produção é de R$ 90 mil no mercado interno do município, levando em conta o preço médio de R$ 1,49, o quilo, que está sendo praticado no mercado.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Nardely Ramos, estes números são excelentes, principalmente se levar em conta o pouco tempo que existe o plantio comercial da fruta no município.

“Introduzimos a produção comercial da melancia em Belo Oriente em 2019 e no primeiro ano, com apenas dois agricultores sendo acompanhados. No primeiro ano, foram colhidas 12 toneladas da fruta. Neste ano, são 10 produtores de melancia no programa “Plantio Assistido” e pretendemos ampliar nos próximos anos”, afirma Nardely.

Plantio Assistido

O Plantio Assistido é o programa criado pela Prefeitura de Belo Oriente por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e visa fortalecer a produção agrícola do município e motivar o produtor rural a diversificar o cultivo e implantar novas culturas.

No Programa, a Secretaria de Agricultura realiza o acompanhamento junto ao produtor durante todo o processo da produção, com capacitação, correção do solo, escolha da variedade a ser plantada, orientação técnica e apoio na inserção no mercado.

Atualmente são acompanhados pelo Plantio Assistido, agricultores de banana, feijão, melancia, mexerica, abóbora, laranja, alho, mandioca, açafrão, urucum, milho verde e quiabo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *