quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesPolítica

Presidência da Câmara de Timóteo está definida. Perdigão encabeça chapa com nove vereadores  

Os vereadores que firmaram apoio a chapa encabeçada por Luiz Perdigão são: Dr. José Fernando, Wladimir Careca, Raimundinho, Pastora Sônia, Thiago Torres e Fabiano Ferreira, Reygler Max, Beto do Estofamento

Timóteo – Experiência e equilíbrio. Essas duas palavras foram o ponto de partida na articulação em torno da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Timóteo. A votação do presidente, vice e demais componentes da Mesa ocorre no dia 1º de janeiro, a partir das 17h, no auditório da Prefeitura de Timóteo, depois da posse dos vereadores para a 15ª Legislatura, entre os anos de 2021 e 2023.

A avaliação dos personagens envolvidos na articulação para a nova composição da mesa diretora é que a manutenção da estabilidade e de uma relação madura entre os poderes Legislativo e Executivo será fundamental para enfrentar os desafios em 2021, ano que se transformou em uma incógnita por causa da pandemia pela Covid-19 e de como a economia reagirá com a expectativa da chegada de uma vacina contra o vírus.

Embora independentes, os poderes Executivo e Legislativo precisam trabalhar em sinergia na análise e votação de leis e outras pautas de interesse da população. “O papel de protagonismo da Câmara de Vereadores de Timóteo é inquestionável e o diálogo na condução de pautas e projetos é fundamental num momento de incertezas. Daí a relevância de se eleger uma mesa que tenha experiência na condução dos trabalhos”, pontuou o presidente do PSB, Eduardo Morais.

Na articulação que vem sendo feita entre os partidos, o nome do vereador Luiz Perdigão (PSB) surgiu com força, especialmente em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na atual legislatura e pela votação expressiva conquistada em 15 de novembro: ele terminou a votação como o segundo vereador mais votado em Timóteo com 1.088 votos.

Ao lado de Luiz Perdigão (presidente) outro nome que surgiu nas articulações como candidato à vice-presidente é o do vereador José Fernando (REDE). Tudo indica que nessa composição para a futura Mesa Diretora, o primeiro secretário será o jovem Tiago Torres (PSD). Ele é morador da Regional Sul, já trabalhou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi servidor na Câmara Municipal de Timóteo. Por isso foi escolhido para essa importante missão.

Também irão compor a Mesa, os vereadores Raimundo Nonato Vieira, o Raimundinho (PSB) (2º vice-presidente) e a Pastora Sônia Andrade (PSC) (2ª secretária).

COMO SE DÁ A ELEIÇÃO

No primeiro dia de cada legislatura (o 1º de janeiro logo após as eleições municipais), os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o mandato de dois anos que começará logo após essa eleição. A Mesa Diretora é composta por cinco membros – Presidente, 1º e 2º vices, 1º 2º secretários.

Já a eleição da Mesa Diretora para o mandato dos dois últimos anos da legislatura é realizada no mês de dezembro da segunda sessão legislativa, e sua posse acontece no dia 1º de janeiro do ano seguinte.

A eleição da Mesa deve acontecer por chapa, completa ou não, inscrita até a hora da eleição por qualquer vereador. É assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Câmara. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *