PMI e Corpo de Bombeiros preparam ações conjuntas contra queimadas

Ipatinga – Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19), a Administração municipal de Ipatinga, através do Departamento de Meio Ambiente (Demam), deu o pontapé inicial nas ações que serão realizadas em conjunto com o 11° Batalhão de Bombeiros Militar visando à proteção da Área de Preservação Ambiental (APA) Ipanema.

A agenda de intervenções começou a ser programada num encontro com a participação da diretora do Demam e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Núbia Fernandes, além da engenheira ambiental Fernanda de Brito Freitas e do engenheiro florestal Mateus dos Reis, o presidente do Conselho Gestor da APA Ipanema, Washington Costa Neto, e o tenente do Corpo de Bombeiros, Neymar Gomes de Almeida.

Dentre os tópicos definidos estão atos de conscientização e orientação, na área, principalmente sobre focos de incêndio. “É cientificamente comprovado que as queimadas e os focos de incêndio, além de prejudicarem a fauna e a flora, contribuem para aumentar significativamente a incidência de doenças respiratórias. E tais impactos, em tempos de pandemia, são um problema ainda mais grave”, observou Núbia.

O tenente Neymar ressaltou que o período de estiagem é o mais propício para as queimadas, considerando ser este o momento certo para tais ações. “Estamos na época de estiagem, que é bastante propícia para as queimadas e focos de incêndio, já que o tempo fica mais seco e as chuvas diminuem consideravelmente. Por isso, estamos fazendo essas ações preventivas na cidade”, explicou.

O que é a APA Ipanema

A APA Ipanema é uma unidade de conservação de grande relevância ambiental, que abrange toda a área rural da cidade e as margens do ribeirão Ipanema, principal curso d’água do município de Ipatinga. Fazem parte da área as comunidades do Ipaneminha, Ipanemão, Córrego dos Lúcio, Tribuna, Taúbas, Pedra Branca, Barra Alegre, Chácaras Oliveira e Chácaras Madalena.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *