sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolítica

Para ex-servidores públicos que tiveram o Auxílio Emergencial negado, o caminho é acionar a Defensoria Pública da União

Auxílio Emergencial

Redação – Depois do caso de Timóteo, também uma ex-servidora municipal de Coronel Fabriciano relatou o mesmo problema com relação a dificuldades em acessar o Auxílio Emergencial do governo federal.

A negativa na análise e concessão do benefício tem sido causada por inconsistências e desatualização na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) enviada pelos municípios à Secretaria de Previdência e Trabalho, órgão do Ministério da Economia.

Dessa forma, os ex-servidores ao preencher o formulário eletrônico do Auxílio Emergencial aparece como se ainda estivessem com vínculo empregatício junto à Prefeitura Municipal. No caso de Fabriciano, a desempregada procurou a agência da Caixa, mas não teve êxito.

Ao procurar a Prefeitura local, o setor de RH orientou que ela protocolasse um pedido de Certidão Funcional, que leva meses para ser entregue, fazendo com que a mesma perca o Auxílio Emergencial.

Orientação

Vereador Marcos da Luz

Contatado pela reportagem do JBN, o vereador Marcos da Luz (PT) enfatizou que tem sido procurado por várias pessoas com dificuldades em acessar o Auxílio Emergencial, por problemas de cadastro. Em alguns casos, como o da ex-servidora, a negativa é causada porque o cidadão ainda está com vínculo empregatício formal ativo.

Segundo ele, por orientação da Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais, no caso do não recebimento do Auxílio Emergencial ao qual o cidadão entende ter direito, o mesmo deve acionar a Defensoria Pública da União, a fim de que sua reclamação seja apreciada.

Contatos

Plantão diurno: Manhã (8 às 13h): (31) 98408-3919 / Tarde (13 às 18h): (31) 97593-0809. Plantão noturno e finais de semana: (31) 97588-0007 / E-mail: dpu.plantao.mg@dpu.def.br. O telefone geral da unidade é o (31) 3069-6300.

Consulta

Para saber o status e motivo da negativa o cidadão deve consultar o link: consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *