terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesSaúde

NO “MÊS DA MULHER” FABRICIANO ZERA FILAS DE MAMOGRAFIAS E ULTRASSONS GINECOLÓGICOS

Fabriciano -A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, anunciou o fim da fila de espera para mamografias e de ultrassonografias ginecológicas no município. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a boa notícia chega como alívio para centenas de mulheres que aguardavam pelo procedimento havia anos e outras que enxergam no exame a possibilidade de melhoria da qualidade de vida, podendo dar prosseguimento aos tratamentos após o exame.

Toda a demanda de mamografias e dos outros exames que aguardava autorização na secretaria de saúde foi atendida com o encaminhamento das pacientes à clínica conveniada e à Unidade Básica de Saúde Centro onde há um aparelho de ultrassom adquirido pelo município. Os ultrassons foram divididos em categorias: Foram 356 Ultrassons de mamas e axilas, 268 ultrassons obstétricos, 378 ultrassons transvaginais e 27 ultrassons pélvicos.

Desde o começo da gestão, foram liberadas 6.346 mamografias e realizadas 124 cirurgias ginecológicas. As cirurgias ginecológicas agora são feitas no Hospital Dr. José Maria Morais e nossas mulheres não precisam mais aguardar anos pelo procedimento. O HJMM já é referência regional nesse tipo de cirurgia.

A ação inédita na história do município visa garantir a saúde integral da mulher, uma das metas da atual administração, que implantou desde 2017 uma série de medidas focadas nas pacientes, como a disponibilização de 3 ultrassons por gestante por meio do Programa Mulher de Fabri e a hidroginástica na gravidez. O SUS garante somente um ultrassom por gestação.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau Melo, ressalta que as medidas já estão causando impacto como a diminuição gradual das internações. “Hoje as gestantes são acompanhadas desde o início da gravidez e em breve nem sair do município elas vão precisar mais para ganhar o bebê porque nós vamos ter a maternidade, um sonho do povo e uma promessa cumprida pelo Prefeito Marcos Vinicius”, disse.

Com o fim da fila de espera, o município inaugura um novo tempo na saúde da mulher. Quem procurar as unidades de saúde agora e tiver o encaminhamento de uma mamografia ou ultrassonografia saberá de imediato quando vai fazer e quanto tempo terá que esperar. “Isso nunca aconteceu e estamos muito felizes de poder proporcionar às moradoras de Coronel Fabriciano esse salto na qualidade de vida por meio de uma saúde integral e eficaz” resumiu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *