sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Fôlego novo: Siderúrgica recupera respiradores para hospitais do Vale do Aço

Aparelhos sucateados foram recuperados. O objetivo é criar regionalmente uma corrente do bem, buscando formas para amenizar as dificuldades causadas pelo Coronavírus (Covid-19)

Timóteo – Um trabalho de solidariedade e sustentabilidade já está levando novo fôlego a hospitais do Vale do Aço. Respiradores que estavam sucateados, em função de estarem obsoletos, e foram recolhidos pela Aperam no Hospital e Maternidade Vital Brasil (Timóteo) e Hospital Doutor José Maria de Morais (Coronel Fabriciano), na tentativa de recuperação, começaram a ser entregues esta semana às instituições. A iniciativa realizada através do projeto Aperam Bem Maior, viabilizado pela Fundação Aperam Acesita, conseguiu recuperar os primeiros equipamentos que vão ajudar a fortalecer os cuidados a pacientes do novo coronavírus na região.

No início de abril uma equipe técnica da Aperam mapeou junto aos hospitais 12 equipamentos que seriam enviados para descarte. Eles foram levados para o laboratório de eletrônica da Aperam, onde uma equipe de profissionais especializados da empresa, entre engenheiros e técnicos, vem trabalhando no projeto. Agora os frutos dessa parceria solidária a ser colhidos.

Entre os oito equipamentos recolhidos no Hospital e Maternidade Vital Brazil três já foram consertados, certificados e entregues esta semana à instituição. Outros cinco equipamentos aguardam a etapa de verificação técnica para finalização do trabalho, enquanto os últimos três restantes estão em reparo. Já entre os quatro respiradores recolhidos em Coronel Fabriciano três já foram consertados e aguardam certificação antes de serem devolvidos ao Hospital, enquanto um segue em manutenção no laboratório da Aperam.

Para Ivana Coelho da Silva, Gerente Executiva de Automação e Infraestrutura da Aperam, a evolução do trabalho superou as expectativas. “São aparelhos antigos, que estavam sucateados e algumas peças não são mais encontradas no mercado. Quando iniciamos o trabalho, acreditamos que se conseguíssemos recuperar um aparelho já seria uma possibilidade de salvar mais vidas nesse momento. A energia e foco empregados pela nossa equipe nessa missão fez toda a diferença para termos hoje todos esses equipamentos consertados”, comemora Ivana.

A iniciativa foi ampliada a outras instituições de saúde da região e também ao Vale do Jequitinhonha, onde está localizada a Aperam BioEnergia. Ainda essa semana outro aparelho foi recolhido para avaliação de recuperação, da Cidade de Itamarandiba no Vale do Jequitinhonha. “Os respiradores são itens de saúde essenciais em meio a pandemia, o que torna esse projeto ainda mais gratificante e relevante junto à nossa comunidade. Após os primeiros equipamentos terem sido recuperados vimos a oportunidade de ampliar essa ajuda a outras instituições e com isso já temos esses novos equipamentos recolhidos pelo Aperam Bem Maior” explica Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.

Sobre o Aperam Bem Maior

Criado pela Aperam, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, contribuindo com a arrecadação de recursos para auxiliar no atendimento das necessidades emergenciais da comunidade, ações voluntárias, geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas que motivem a solidariedade. Os esforços serão direcionados ao atendimento de instituições de saúde, sociais, e até mesmo de empregados da empresa e seus familiares. 

O objetivo é criar regionalmente uma corrente do bem, buscando formas para amenizar as dificuldades causadas pelo Coronavírus (Covid-19), estimulando internamente os empregados, assim como outros membros da comunidade, a contribuírem com aquilo que estiver ao alcance.

Para acompanhar as iniciativas e campanhas do projeto “Aperam Bem Maior” basta acompanhar as redes sociais da Aperam: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube @aperamnobrasil e na pagina Aperam brasil.aperam.com

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *