sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolítica

ELEIÇÕES 2020: Justiça Eleitoral suspende pesquisa em Ipatinga

Nardyello reagiu com serenidade, repetindo que “a mentira não prospera”. Ele disse que está tranquilo e que, com sua vice Cassinha Carvalho, continua trabalhando

Ipatinga – O prefeito Nardyello Rocha voltou a acusar a oposição de tentar confundir e iludir a população de Ipatinga com notícias falsas. Dessa vez, a “fake news” foi produzida por um jornal on line de Governador Valadares, que divulgou uma pesquisa de intenção de votos fraudulenta. Porém, a Justiça Eleitoral foi rápida e, mais uma vez, restabeleceu a verdade, impugnando liminarmente a pesquisa.

O curioso é que a pesquisa falsa originária de Governador Valadares colocava Nardyello em primeiro lugar, a exemplo de outras consultas feitas por institutos sérios e de credibilidade, mas com uma vantagem menor em relação ao segundo colocado. Ocorre que essa pesquisa, feita pela empresa “Civita Inteligência Governamental”, apresenta “grave equívoco metodológico, na medida em que, confessadamente, as ponderações quanto a escolaridade e nível econômico não são controladas nas quotas”, conforme sentença da Justiça Eleitoral.

Grave equívoco– A irregularidade da pesquisa foi constatada pelo o juiz eleitoral da 348ª Zona Eleitoral de Ipatinga, Otávio Pinheiro da Silva, que, nesta sexta-feira (dia 2), determinou a suspensão da divulgação da pesquisa por qualquer meio, como forma de assegurar que o eleitorado do município não seja “influenciado de maneira fraudulenta”. Os responsáveis pela produção da pesquisa falsa, e quem eventualmente divulgá-la, poderão responder por crime de desobediência.

A impugnação da pesquisa originária de Governador Valadares, conforme o juiz Otávio Pinheiro da Silva, é uma forma de “impedir que resultados em desconformidade com as exigências legais sejam divulgados pela mídia, podendo influir de modo relevante e tendencioso na vontade do eleitorado”. Em sua sentença, o magistrado constata, ainda, que “erros técnicos, referentes à metodologia, prejudicam a confiabilidade da pesquisa”.

SERENIDADE – A exemplo das outras vezes em que a oposição produzir “fake News” para tentar prejudica-lo, Nardyello reagiu com serenidade, repetindo que “a mentira não prospera”. Ele disse que está tranquilo e que, com sua vice Cassinha Carvalho, continua trabalhando todos os dias e confiando em Deus e na Justiça. “Estamos tranquilos, fazendo uma campanha de propostas para melhorar Ipatinga. À guerra e ao ódio dos desesperados, responderemos sempre com trabalho, paz e amor”, afirmou o prefeito do povo.


Do JBN – Os demais candidatos a prefeito não forneceram a agenda do dia. Fotos e releases são de responsabilidade das coligações partidárias.  

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *