Edital para instituições interessadas em dar assistência a produtores rurais é reaberto

Redação – O edital Ater Sustentabilidade Mineira – Retomada das Atividades Agropecuárias foi reaberto e revisado para contribuir com a promoção do desenvolvimento rural sustentável das propriedades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Instituições públicas e privadas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho terão a oportunidade de participarem com o envio de propostas até 22 de maio. Já as entidades que estavam inscritas deverão fazer a revisão de suas propostas.

As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dão suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias e à readequação ambiental nas propriedades rurais impactadas, bem como à aplicação de práticas sustentáveis de produção e formas de conservação de solo e água.

Em Minas Gerais, o edital está dividido em dois lotes para atender às comunidades rurais atingidas. O lote 6 corresponde aos municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Pingo D’água, Rio Casca, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Bugre, Fernandes Tourinho, Iapú, Ipaba, Ipatinga, Santana do Paraíso, Sobrália e Timóteo; e o lote 11, aos municípios de Tumiritinga, Resplendor, Ituêta e Aimorés.

“A Fundação Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e acredita na construção coletiva para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais e contribuam para a reinclusão produtiva e econômica de suas propriedades impactadas”, diz Rodrigo Bruschi, engenheiro de Operações Agroflorestais do Uso Sustentável da Terra (UST) da Fundação Renova.

Inscrições

As inscrições das entidades para o edital Ater Sustentabilidade Mineira podem ser realizadas por meio dos links: Lote 6 e Lote 11. O envio das propostas referentes aos dois lotes vai até 22 de maio, e as organizações selecionadas serão divulgadas em 30 de junho de 2020.

Para participar, a entidade de Ater precisa estar cadastrada ou em processo de cadastramento no Sistema de Gestão da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensâo Rural/SGA) e/ou no Sistema Informatizado de Ater (SIATER) no momento da assinatura do contrato. Serão priorizadas as entidades localizadas na bacia do rio Doce e que tenham experiência comprovada de atuação local.

As dúvidas sobre o edital, como apresentação de propostas e minuta contratual, podem ser enviadas, até 15 de maio de 2020, para o e-mail edital.ater@fundacaorenova.org. As dúvidas em relação ao cadastramento das propostas devem ser tiradas por meio da plataforma Prosas neste link: https://prosas.com.br/contatos.

O edital Ater Sustentabilidade Mineira faz parte do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova e atende à cláusula 125c do Termo de Transação e de Ajuste de Conduta (TTAC). Segue as diretrizes e os princípios estabelecidos pela lei federal 12.188/2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

CRONOGRAMA

30/4/20 – Reabertura e publicação do edital retificado

15/5/20 – Envio de dúvidas

18/5/20 – Esclarecimento das dúvidas

22/5/20 – Encerramento do cadastramento das propostas

30/6/20 – Divulgação das organizações selecionadas

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *