domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Defesa Civil de Fabriciano está em alerta para chuvas nos próximos dias

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, mantém o alerta para chuvas e segue com o trabalho de monitoramento das áreas de risco de deslizamento e alagamentos na cidade. Nesta quinta-feira, 23, representantes do órgão de defesa, demais secretarias municipais e órgãos de proteção como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se reuniram para repassar os detalhes do Plano de Contingência de atendimento a população de áreas que podem ser afetadas.

“Não há motivo para pânico, e sim atenção. Fabriciano está preparado e já possui um plano de contingência pronto para ser acionado, caso necessite. O volume de chuvas previsto para o município (e todo o Estado) é considerável e os órgãos estão preparados para atender a população. Em caso de emergência, a orientação é para o cidadão manter a tranquilidade, se abrigar num lugar seguro e acionar os órgãos de defesa. Sempre é bom lembrar que a prioridade é a vida”, pontua o gerente da Defesa Civil de Fabriciano, Daniel Fernandes Nunes.

Segundo dados do Clima Tempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva para sexta-feira, 24, com volume de 85 mm e ventos de 20km/h. É esperado até 30 mm de chuvas para o final de semana. Nesta quinta-feira, choveu o equivalente a 35 mm. Ainda conforme os órgãos, uma linha de baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro com o Espírito Santo causou uma zona de convergência de umidade sobre todo o estado formando condições favorável para chuvas intensas em Minas Gerais.

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil Municipal  que atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702; Polícia Militar, 190 e Corpo de Bombeiros, 193. O órgão municipal funciona junto à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Giovanini, de segunda a sexta-feira, até às 16h.

PREVENÇÃO EVITA DANOS

Nos últimos três anos, Fabriciano não teve registro de grandes danos e vítimas decorrente das chuvas, resultado das ações de prevenção desenvolvidas durante todo o ano na cidade. As ações incluem fiscalização e proibição de cortes irregular em terrenos, atividades educativas, intensificação de limpeza urbana e córregos, bocas de logo e galerias pluviais e, principalmente, obras de drenagem, contenção de encostas e construção de muros de arrimos em diversos pontos da cidade.
AÇÕES RECOMENDADAS

·         Evite enfrentar o mau tempo.

·         Observe alteração nas encostas.

·         Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

·         Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

·         Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas

·         Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *