sábado, março 2, 2024
DestaquesPolítica

Consultas públicas para discussão do Plano Diretor Participativo de Timóteo iniciam na segunda-feira

Timóteo – O Município de Timóteo dá início na próxima segunda-feira, dia 9 de março, as consultas públicas para a revisão do Plano Diretor Participativo. O levantamento de informações e estruturação do Plano Diretor Participativo de Timóteo está a cargo do Consórcio Ecotécnica/Detzel, vencedor da tomada de preços nº 007/2019 com o valor de R$ 399.851,05. O fórum de lançamento do Plano ocorreu em novembro de 2019 com a apresentação da metodologia de trabalho e o cronograma de ações.

O Plano Diretor é o marco legal da política de desenvolvimento de um Município. “O Plano Diretor é a principal legislação urbanística de uma cidade. É o pensamento materializado em lei de como a cidade vai servir a população do ponto de vista dos serviços, da sua estrutura, entre outros nos próximos 10 anos”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Fabrício Araújo. No caso de Timóteo o foco do levantamento é econômico e social

A mobilização e diagnóstico para consulta popular e setorial ocorrem nos meses de março e abril, sendo que em julho está prevista a entrega das propostas e a consequente realização de um seminário. Entre agosto e setembro ocorre a entrega do resultado final do Plano Diretor Participativo e a produção do projeto de lei.

Um dos principais pontos na revisão do Plano Diretor é o incentivo à participação popular e a transparência na divulgação das informações. As audiências serão transmitidas ao vivo pela rede social da Prefeitura de Timóteo no Facebook. O passo a passo do processo está disponibilizado no site da Prefeitura de Timóteo (http://www.timoteo.mg.gov.br/69/plano-direto-timoteo). Também foi criada uma comissão de acompanhamento que contará com 60% de participantes representando a sociedade civil organizada e 40% do Poder Público.

Cronograma das audiências

09/03 (Segunda-feira) – 19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 1 (Região Sul), Bairros Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Fazenda Boa Vista, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília e São José.

Local: Auditório da Prefeitura de Timóteo

19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 2 (Região Sudeste), Bairros Córrego do Caçador, Coqueiro, João XXIII, John Kennedy, Primavera e Timirim.

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita)

10/03 – (Terça-feira) – 10h – Reunião setorial com representantes dos segmentos da sociedade civil organizada.

Local: Auditório da Prefeitura

19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 3 (Região Nordeste): Bairros Cruzeirinho, Eldorado, Passaredo, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha e Santa Maria.

Local: IMETT

19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 4 (Região Norte): Bairros Bromélias, Centro Norte, Funcionários, Getúlio Vargas, Vila dos Técnicos e Serenata.

Local: CEFET

11/03 (Quarta-feira) – 19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 5 (Região Oeste):

Distrito de Cachoeira do Vale e bairros Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.

Local: Escola Municipal de Educação Infantil João Bolinha

19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 6 (Região Sudoeste): Bairros Ana Moura, Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.

Local: Escola Municipal de Timóteo

12/03 – (Quinta-feira) – 19h – 1ª Consulta pública comunitária – Setor 7 (Região Leste) – Bairros Alegre, Alphaville, Limoeiro, Nova Esperança, Macuco, Santa Terezinha, Recanto do Sossego e Recanto Verde.

Local: Escola Haydée de Souza Abreu

13/03 – (Sexta-feira) – 19h – Audiência Pública com toda a população

Local: Auditório da Prefeitura

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *