sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

CARTILHA TRAZ ORIENTAÇÕES SOBRE GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS

Redação – O Programa de Assistência aos Animais da Fundação Renova, buscando orientar a população atingida a respeito do bem-estar e dos cuidados necessários com os animais, produziu a cartilha Guarda Responsável. Além de dicas e curiosidades sobre os bichos de estimação e de criação, ela traz informações sobre direitos dos animais, abandono, maus-tratos e responsabilidades dos tutores.

Tendo em vista a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o confinamento dos animais pede que estejamos mais atentos à higienização do ambiente e dos utensílios dos bichos, além de proporcioná-los condições e recursos para que se comportem naturalmente. É fundamental que eles possam explorar o ambiente onde vivem e se exercitarem. As famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão vêm recebendo a cartilha de forma virtual, durante este momento de combate ao novo coronavírus.

O programa trabalha diretamente com animais resgatados após o rompimento, em 2015. Na fase inicial, foi realizado o resgate e tratamento dos animais. Desde então, eles recebem os cuidados necessários até que possam retornar a seus responsáveis.

Duas fazendas funcionam como abrigos temporários para estes animais. Uma é destinada ao acolhimento dos animais de grande porte (suínos, equinos, muares e bovinos), e está localizada no município de Barra Longa (MG). Já o Centro de Acolhimento Temporário de Animais (Cata), onde estão abrigados os animais de pequeno porte (cães e gatos) sob a guarda da Fundação, fica em Mariana (MG). O programa também procura ajudar os animais que não foram reconhecidos a encontrarem um lar por meio de campanhas de adoção – mais de 110 cães e gatos já foram adotados.

Atuação durante a pandemia

Como medida de segurança contra o coronavírus, a Fundação Renova suspendeu as visitas às fazendas onde estão os animais da população atingida. O tutor que busca informações sobre os seus animais deve entrar em contato com equipe de Diálogo da Fundação Renova, ou com nosso canal de atendimento telefônico (0800 031 2303).

Neste período, a Fundação mantém apenas as atividades básicas pertinentes ao manejo de animais nas fazendas, buscando a garantia da manutenção das condições de bem-estar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *