sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Altas temperaturas requerem cuidados com a saúde

Redação – Uma intensa onda de calor alcançou Minas Gerais, elevando a temperatura em todo o Estado. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira atingiu marca histórica, onde os termômetros marcaram temperatura máxima de 37,8º, e registra, nesta semana, variações entre 34º e 38º. Com o tempo mais seco e quente, os cuidados com a saúde devem ser reforçados, em todo estado.

Segundo a referência técnica de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nathalia Beltrão, durante os períodos em que as temperaturas ficam mais elevadas, é preciso ter mais atenção à saúde, como consumir alimentos leves, água e líquidos, pois o organismo pode ter uma tendência maior a ficar desidratado. “A melhor forma de manter a hidratação em dia é por meio da ingestão de água. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas e frutas ricas em água também podem auxiliar a manutenção da hidratação do organismo. Evite substituir a água por bebidas adocicadas (refrigerantes, néctares, sucos artificiais) e bebidas alcoólicas”, afirma.

Ainda, de acordo com Beltrão, adotar uma alimentação saudável e balanceada é fundamental durante todo o ano. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, é importante dar preferência a alimentos in natura, ou seja, obtidos diretamente de plantas e ou animais, que não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza ou que sejam minimamente processados. “Com as altas temperaturas, o risco de acontecer uma proliferação que podem gerar uma infecção alimentar é maior. Por esse motivo, durante os dias quentes é importante tomar alguns cuidados para que não haja intoxicações alimentares, que podem causar severas desidratações. No geral, dê preferência a alimentos naturais e evite preparações gordurosas”, reforça.

Para os praticantes de atividades físicas, a referência técnica esclarece que nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ingerida. Além disso, o atleta deverá escolher horários alternativos, com menor exposição ao sol, para realização das atividades. “A ingestão de água é importante para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca. Portanto, deve-se ingerir água antes, durante e depois da prática esportiva. É recomendável a utilização de roupas leves, protetor solar e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h “, pontua.

Coronavírus

Os cuidados com a prevenção ao coronavírus, também, devem ser reforçados continuamente. Segundo o médico infectologista da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Leonardo Velloso, independente da temperatura, os cuidados preventivos à covid-19 permanecem. Além de muita hidratação e uma alimentação mais leve, o uso da máscara e higienização das mãos devem ser mantidos por parte da população.

“O clima quente pode influenciar os padrões de interação social e as medidas de prevenção. Como exemplo, a transpiração excessiva pode molhar a máscara e obstruir a respiração, sendo necessária sua substituição. Como algumas pessoas estão deixando de usar máscaras ou se expondo em locais públicos, clubes e parques, as chances de contaminação aumentam caso a máscara seja deixada de lado, principalmente, por causa da temperatura”, alerta.

Velloso ressalta que, mesmo com o desconforto no calor, as pessoas devem continuar usando as máscaras de proteção, manter os cuidados de higienização das mãos, praticar a etiqueta respiratória e o distanciamento social. “São cuidados básicos que, há meses, estamos recomendando. Essas medidas preventivas devem ser observadas por todos e para proteger a saúde de todos”, finaliza.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *