quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Agentes de Saúde de Timóteo recebem treinamento ministrado por técnico da SRS

Timóteo – Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Timóteo participaram de mais uma capacitação para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O treinamento foi orientado por Joel Vieira Caldas, referência técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS), no último dia 14/02, no auditório da 85ª Cia. de Polícia Militar, no bairro Primavera.

Joel Caldas falou sobre a importância de atualizar as informações e ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “É muito importante manter o empenho de toda a equipe e atualizar sempre as informações”, comentou. O treinamento que durou das 7 às 17 horas e teve como tema principal “As Arboviroses. A Biologia do Mosquito e Técnicas de Trabalho em Campo”.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais e a gerente de Saúde Coletiva Madalena Rodrigues, chamam a atenção para o alto índice de infestação por larvas do mosquito Aedes Aegypti, registrados no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado no final de janeiro de 2020 (7,4%). As condições climáticas contribuíram para o aumento do número de focos. Os integrantes do Comitê Interinstitucional de Combate às Arboviroses se reuniram para discutir a efetivação das ações previstas para o Plano de Contingência. O valor apurado do LIRAa é 0,9% maior do que o índice registrado em janeiro de 2019 (6,5%). O crescimento do índice de infestação é considerado normal neste período por conta das chuvas e do calor, que favorecem a eclosão dos focos, porém o resultado coloca o município em situação de alerta.

A capacitação prevê o treinamento para a prática em campo a fim de promover ações de saúde e prevenção de doenças.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *