sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

B. Boy Luizin ministra oficina no Hibridus

Ipatinga – O professor B. Boy Luizin , lenda viva do hip hop regional, ministra na terça-feira (3), de 18 às 21h, no espaço Hibridus, um workshop de Breaking, dança desenvolvida a partir da criação do Break Beat pelo Dj Kool Herc. A dança reúne diversas referências, como passos de danças sociais dos(as) negros(as) americanos, danças latinas, russas, kung-fu, entre outras.

“O Breaking transmite toda a carga das experiências de vida dos (as) jovens que vivem nos guetos. Atualmente o Breaking não é a única dança no universo do Hip Hop. Poppin, Lockin, House, Electric Boogie, Up-Rockin, Hip Hop Freestyle e outras, fazem parte atualmente do universo dessa cultura, apesar de terem suas origens separadas dos primórdios do Hip Hop”, ensina Luizin.

Luizin enfatiza que “o Breaking trabalha consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora, postura, alongamento, memorização, musicalidade, socialização e autoconfiança”, o que traduz a sua importância.

LINGUAGENS URBANAS

  1. Boy Luizin na vida e Wesley Luiz Costa Ribeiro na certidão de nascimento redigida em Governador Valadares, onde  ele veio à luz em 1989. Luizin é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipatinga, empreendedor na área da construção civill e criador de conteúdo para o universo online. Luizin criou o sitewww.portaldeculturaurbana.com.brque, apesar de natural de Ipatinga, principal berço das inspirações que deram forma ao canal de notícias, vai ganhando o mundo graças às diferentes linguagens urbanas com as quais incontáveis pessoas se identificam.

No que diz respeito à sua veia de empreendedor, ela  pulsa pela marca Ribeiro Soluções em Pinturas. Luizin trabalha com reformas em geral, “especialmente com dando cores aos espaços”, sublinha.

INFÂNCIA

Ainda récem-nascido, Luizin chega ao Vale do Aço, mais precisamente na cidade de Coronel Fabriciano, onde morou por um curto período. Posteriormente, em 1992, ele se muda para Ipatinga, onde passa a arriscar os seus primeiros passos de dança. Em 1995, por incentivo de sua mãe de criação, Glória Maria, a Glorinha,  Luizin passa a imitar o astro norte-americano Michael Jackson, que vivia uma realidade bem diferente da que Luizin levava na rua Antônio Boa Ventura Batista, no bairro Vila Celeste.

Por um curto período de tempo, Luizin morou na cidade de Vargem Alegre. Em meados de 1999, ele volta a Ipatinga onde ingressa na Escola Estadual Manoela Soares Bicalho. O prazer do artista era acompanhar e observar de perto o grafiteiro Jhonatan, o Jhons Mendes, que dava dicas de graffiti para as pessoas que curtiam a arte visual. Por incentivo de sua prima Liliane, em 2001, Luizin ingressa na Capoeira na Escola Estadual Manoela Soares Bicalho, por meio do Projeto Art Vida, na comunidade do Vale do Sol. Em 2002, fez amizade com vários MC´s da Vila Celeste que na época foram responsáveis por levar a batalha de rima pela primeira vez à ciclovia e ao Shooping do Vale do Aço.

Ainda nessa época, o artista dividia seu tempo entre a dança (popping), aos esportes, como o futebol, volley ball, handball, soltava pipa, jogava birosca, e desenvolvia outras atividades. A  dança ainda não fazia parte do cotidiano e estilo de vida do artista.

Antes de iniciar no  breaking, Luizin jogava vôleibol, e chegou a ser medalhista de ouro em 2005 e bronze em 2006, nos Jogos Escolares de Ipatinga – JEI. Foi por meio desse esporte, que ele percebeu a movimentação de jovens trajando figurinos bem ao estilo dos norte-americanos. O jovem, que na época tinha apenas 14 anos, foi ao encontro dessa galerinha que se alegrava ali pela dança, o que foi fundamental para que Luizin tivesse a certeza de que era isso que ele sempre quis fazer. Por causa da sua timidez, Luizin adiava o momento de se aproximar de Gabriela que o viu fazendo aulas de breaking com Markin, o Marcos Santos. Gabriela residia no bairro Vila Celeste antes de se mudar para a Itália.

CAPOEIRA E VÔLEI

Depois de um tempo envolvido com as aulas de Markin, Luizin dividia seu tempo entre o breaking, capoeira e o vôlei. Com o tempo, à galera do Markin se dispersou e apareceu a turminha do Waldeci, o Cidiboy, que dançava nas quadras do Parque Ipanema também. Sua amiga Rosana apresentou Luizin a esse grupo, com quem fez amizade, um sentimento que dura até hoje, com quem ele sempre mantém contato. Foi por meio da turma do Cidiboy que surgiu o Revolution Break Crew e que o B.Boy Luizin se aperfeiçoa na dança do breaking.

Consta no currículo de Luizin a participação em vários vídeos clips com artistas do Vale do Aço, em eventos regionais, nacionais e internacionais. Por meio do breaking, Luizin conheceu importantes ícones da cultura hip hop nacional e internacional e desde 2007 vem ministrando aulas gratuitas para as comunidades de Ipatinga; foi homenageado pelo segundo CD do grupo Porti Jesus; homenageado pela Câmera dos Vereadores de Peruíbe (SP), em 2017; recebeu uma moção de aplausos da vereadora e pastora Márcia Perozini; homenageado pelo Nélson Triunfo (padrinho do hip hop nacional), e viajou fazendo intercâmbios, levando a sua arte para a Serra (ES), Vila Velha (ES), Vitória (ES), Periquito (MG), Governador Valadares (MG), Santana do Paraíso (MG), Mesquita (MG), Manhuaçu (MG), Caratinga (MG), Açucena (MG), São Sebastião do Anta (MG), Frutal (MG), Belo Horizonte (MG), João Monlevade (MG), Itabira (MG), São Vicente (SP), São Paulo (SP), Ana Dias (SP), São José do Rio Preto (SP), Guarulhos (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Prêmios conquistados:

2017 – 3º Lugar na Batalha de Breaking na Batalha do Boca (Peruíbe – SP);

2017 – 1º Lugar na Batalha de Breaking na Batalha do Boca (Peruíbe,SP);

2015 – 1º Lugar no Seven To Smoke, promovido pelo coletivo Projeto de Rua na Praça do Bom Jardim (Ipatinga, MG);

2014 – 2º Lugar na Batalha de Breaking da II Mostra de Jovens Talentos, promovido pelo Fica Vivo na Praça da Maçônica (Ipatinga,MG);

2011 – 1º Lugar na Batalha de Breaking do Encontrão Hip Hop, promovido pelo Sintonia Crew (Ipatinga,MG);

2011 – 1º Lugar na Batalha de Coreografia promovida pela Igreja Universal do Bairro Canaã (Ipatinga,MG).

SERVIÇO

Workshop de breaking no Hibridus dança. Terça-feira (3), de 18 às 21h. Endereço: avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402, no Centro de Ipatinga. Será cobrado um valor simbólico de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada para estudantes). Os participantes receberão certificado de participação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *