sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Fabriciano realiza entrega de Cartões do Programa de Apoio Financeiro Escolar

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, realizou na tarde de hoje, 12, a partir das 13 horas, na Secretaria de Educação, a entrega do cartão do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE), que tem como objetivo de garantir autonomia na gestão financeira das unidades escolares para o ordenamento e execução de gastos rotineiros destinados à manutenção e desenvolvimento de ensino.

O PAFE foi criado pela Secretária de Governança Educacional em 22 de setembro de 2017. O programa fixa valores dos recursos a serem repassados semestralmente às instituições Educacionais Públicas Municipais no exercício do ano de 2019, considerando o número de alunos de cada Unidade Escolar. Os recursos financeiros são provenientes do orçamento do Município e de Convênios com União e Estado.

O dinheiro do repasse será depositado no Banco do Brasil e cada escola poderá utilizar de acordo com as emergências, serviços necessários ao funcionamento da unidade escolar como manutenção, conservação, pequenos reparos e aquisição de matérias. O cartão de debito será entregue as escolas com limites conforme os critérios previstos em lei.

A Gerente Administrativa Escolar, Wanda Freitas fala da importância do programa para as escolas do município. “O recurso repassado a partir de 2018 tem fundamental importância na autonomia das escolas viabilizando com mais rapidez, efetividade e eficiência as necessidades especificas de cada unidade escolar”, conclui.

Além da presença dos diretores das escolas da rede municipal e representantes do Banco do Brasil, o evento contou com a presença do Prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que falou sobre a conquista de executar o programa e os benefícios do cartão. Em seguida, foi realizada a cerimonia de entrega dos cartões.

“Esse programa traz grandes benefícios para o diretor e toda a sua equipe. São estes profissionais que observam de perto, o que realmente precisa ser feito: se é um reparo, compra de um material didático pedagógico ou um computador. Seja qual for a necessidade que a escola tiver, o programa nos permite condição financeira de utilizar o dinheiro exatamente em beneficio da nossa comunidade escolar com mais agilidade e eficiência. Fico muito feliz com a criação deste programa, mais uma vez me sinto esperançosa em saber que nosso prefeito, Dr Marcos Vinicius, tem a preocupação muito grande com o desenvolvimento de nossa crianças”, afirma a diretora da E. M. Said Albeny, Maria Luiza Hubner.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *