sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Escolas Getúlio Vargas e Tenente José Luciano podem fechar as portas em até cinco anos

Os pais dos alunos destas escolas afetadas, Getúlio Vargas e Tenente Luciano, resolveram organizar um movimento nesta quinta-feira (07/11/2019) às 18:30h, na Praça do Coreto

Timóteo – Pais e alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas, estarão promovendo nesta quinta-feira (7), a partir das 18h30, na Praça do Coreto, Centro Norte da cidade de Timóteo, um grande encontro para debater a proposta do governo estadual da não abertura de novas turmas para o 1º e 6º ano em 2020.

Conforme informou a coordenação do movimento, na última terça-feira (05/11/2019) a comunidade escolar de Timóteo foi surpreendida com algumas medidas do governo estadual para ingresso de alunos no 1º e 6º ano. No entendimento dos coordenadores, a medida proposta pelo governo elimina as turmas dos 1º anos na Escola Estadual Getúlio Vargas e Escola Estadual Tenente Luciano, além de acabar também com o 6º ano na Escola Estadual Prof.ª Ana Letro Staacks, no Bairro Quitandinha.

A Delegacia Regional de Ensino anunciou esta medida para as escolas e ainda com poucos esclarecimentos sobre o futuro dos educandários diretamente afetados.

“A alegação do Governo Estadual é de que cada turma terá no máximo 25 alunos e com matrículas online. Sendo assim, as escolas afetadas foram identificadas que possuem até 33 alunos por turma, não comportando novos alunos para 2020”, explicou a coordenação do movimento.

POSIÇÃO DOS PAIS

A posição dos pais de alunos é que a postura do governo estadual é o de acabar com o 1º ano e 6º ano em 2020, em 2021, vez que não teve o 1º e nem o 6º ano, também não terá o 2º e nem o 7º ano até chegar o momento em que  até 5 anos ocorra o fechamento total das escolas estaduais afetadas. Com a medida, o estado estará sobrecarregando o município que terá a obrigação de assumir o ônus, sem nenhuma contrapartida causando uma “Municipalização Forçada”, o que é inaceitável para a comunidade timotense.

PROTESTO

Os pais dos alunos destas escolas afetadas, Getúlio Vargas e Tenente Luciano, resolveram organizar  um movimento nesta quinta-feira (07/11/2019) às 18:30h, onde será tirado encaminhamento, que posteriormente será entregue ao governador de Minas, pedindo providências para que as turmas de 1º e 6º ano sejam mantidas.

FAMÍLIAS AFETADAS

Ainda assim, os pais de alunos das escolas Municipais Monteiro Lobato e Cecília Meireles estão sendo diretamente afetadas por não terem onde matricular seus filhos no 1º ano e consequentemente  os alunos do 5º ano do Tenente Luciano, que prioritariamente ingressavam na escola Profª Ana Letro no 6º ano, não terão onde estudar.

“Vale ressaltar, que tal posição do governo foi imposta e não discutiu com a comunidade escolar, trazendo prejuízos irreversíveis para todos”, opinaram os coordenadores do movimento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *