quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Timóteo aderiu ao projeto “Conselho Eficaz” realizado pelo Instituto Cenibra

Timóteo – A cidade de Timóteo aderiu ao Programa Conselho Eficaz desenvolvido pelo Instituto Cenibra, em parceria com a Associação Beneficente Ágape (ABA). Na quarta, 07, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Grazielle Torquetti, assinaram o Termo de Cooperação Mútua entre os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo e a ABA para a inclusão da cidade no programa a partir do segundo semestre.  A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito.

O Programa promove a capacitação dos conselhos municipais da criança e do adolescente e proporciona o fortalecimento dos conselhos no controle das políticas públicas, gestão dos recursos do Fundo para a Infância e a Adolescência (FIA) e capacidade de monitoramento e intervenção no orçamento público. Os recursos utilizados são advindos da destinação de parte do Imposto de Renda Devido da empresa Cenibra e de seus empregados.

“Tivemos a alegria de fazer a adesão ao Conselho Eficaz, realizado pelo Instituto Cenibra e executado pela ABA, instituição séria e com grande know-how. Com essa parceria vamos ter um fortalecimento e grande evolução nas políticas sociais de nossa cidade, inicialmente atendendo à criança e ao adolescente”, salienta Douglas Willkys. A presidente do CMDCA de Timóteo lembrou que o órgão sempre buscou essa possibilidade e a própria ABA intercedeu junto ao Instituto Cenibra para a inclusão da cidade. “O Conselho Eficaz potencializará o nosso conselho”, frisou Grazielle Torquetti.

Com a adesão de Timóteo, o Conselho Eficaz passa a atender 58 municípios com a oferta de cursos, oficinas, seminários de formação e assessoramento para os conselheiros e agentes públicos e sociais, operadores dos direitos da criança e do adolescente. O advogado da ABA, Hugo Carvalho Cassemiro, explicou que o programa oferece suporte na organização dos conselhos e dos fundos e na captação de recursos. “Não tem custo para o município, que responde apenas pela liberação da equipe técnica para participar do programa e o transporte, o restante é garantido pelo programa”.

Na reunião de assinatura do Termo de Adesão, estiveram presentes ainda o diretor da ABA, César da Silva, o corregedor geral do Município, Thiago Castro, e o coordenador da Vigilância Socioassistencial, Robson Pereira dos Santos, que representou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Moura.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *