terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesPolítica

Servidores efetivos de Fabriciano confirmam lisura em processos licitatórios

FABRICIANO – Sete servidores da Prefeitura de Coronel Fabriciano, compareceram nessa quinta-feira (4), ao Plenário da Câmara Municipal de vereadores para a oitiva convocada pela CPI (Comissão Especial de Inquérito), que apura possíveis irregularidades em contratações no âmbito da administração municipal. Durante a audiência, cinco servidores que trabalham no setor de licitação da Secretaria de Governança de Gestão de Controle e Transparência responderam às perguntas realizadas pela comissão. Das sete testemunhas convocadas, duas foram dispensadas pela comissão que questionou informações como: funcionamento do processo de licitação, elaboração do edital, pareceres jurídicos, contratação de empresas, dentre outras.

De acordo com o Secretário de Governança Jurídica, Denner Franco, a administração tem contribuído com o trabalho e solicitações feitas pela comissão, visto que o município cumpre todas as condições legais no processo licitatório. “A Prefeitura de Coronel Fabriciano, segue o rito legal, por isso, temos contribuído com essa investigação que entendemos que não tem nenhum fundamento”, disse.

Um dos servidores convocados para a audiência, José Pereira, Assessor de Licitações, respondeu aos questionamentos da mesa. Ele reforçou que o processo inicia com a solicitação de compra e termo de referência, feitos pela secretaria requisitante e, posteriormente são encaminhados para o setor de compras que abre o processo de compras e encaminha para elaboração do edital.

“Depois de elaborado o edital, existe o parecer jurídico, que é publicado estabelecendo data para abertura das propostas, dando total publicidade para mostrar transparência na condução do processo. Reiteramos durante esta oitiva que o processo é julgado com a maior lisura, sempre obedecendo as exigências da lei que rege os procedimentos licitatórios”, finalizou.

NOTA DA PRESIDÊNCIA DA CPI

Em nota, o presidente da CPI, vereador Leandro Xingozinho, disse que a irregularidade licitatória não é somente de procedimento formais, mas se de suposto ajuste prévio do prefeito e o Walmir Lage. Veja o restante da nota enviada ao JBN.

Estamos de posse da prova produzida pelo GAECO, onde comprova que o prefeito Marcos Vinicius conversa com o Sr. Walmir Lage acerca de licitações em Coronel Fabriciano. *

Nesse momento eu lanço o seguinte desafio para o prefeito “Marcos Vinicius, o senhor conversou ou não com Walmir Lage sobre licitações públicas em Coronel Fabriciano?”

Temos todos os diálogos entre o prefeito Marcos Vinicius Bizarro e o Sr. Walmir Lage. Não vou me calar e se roubou dinheiro púbico vai ter que arcar com as consequências de seus atos.

Estamos encaminhando todas as provas para o Ministério Público e toda a verdade será esclarecida. Sabemos o motivo de quererem a todo custo impedir o Poder Legislativo de fiscalizar, reitero: quem não deve não teme.

Leandro Xingó Tenório de Oliveira
Vereador de Coronel Fabriciano

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *